Conselho Universitário analisa migração para a Fase 3 na próxima terça-feira, 31

O Conselho Universitário analisa, na próxima terça-feira, 31 de agosto, a possibilidade de migração da Fase 2, em que prevalecem as atividades remotas, para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, marcada pelas atividades híbridas. A mudança de fase vem sendo recomendada pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), que assessora a Administração Central nos aspectos técnicos relacionados à pandemia.

O reitor Paulo Vargas esclarece que “A transição para a Fase 3 se coloca como uma possibilidade de viabilizar a oferta de componentes curriculares de caráter prático que, até o momento, não puderam ser oferecidos, principalmente para os estudantes finalistas, possibilitando, então, que eles integralizem seus cursos no prazo mais curto possível. Isso é importante para reduzir o atual quadro de retenção de estudantes, descomprimindo a demanda pela oferta de disciplinas teórico-práticas ou inteiramente práticas”.

Se aprovado o retorno presencial de parte dos estudantes, docentes e técnicos às instalações físicas da Universidade, deve-se observar uma série de cuidados e protocolos de segurança, de modo a minimizar ao máximo os riscos de disseminação e contágio pelo coronavírus. “Daí a importância da restrição desse retorno somente àqueles que já tenham tido acesso à vacina, não sejam dos grupos de risco, e da adoção de comportamento responsável por parte de toda a comunidade que desempenhará as suas atividades de modo presencial na Ufes”, alerta Paulo Vargas.

Reuniões e debates com a comunidade

Nas últimas semanas, a transição para a Fase 3 foi amplamente discutida pela equipe da Reitoria com todos os conselhos departamentais dos centros de ensino e com as entidades que congregam professores (Adufes), estudantes (DCE e representantes de centros acadêmicos) e técnicos-administrativos (Sintufes).

“Em todas as reuniões, tivemos a oportunidade de informar, contextualizar e esclarecer as ações realizadas pela Ufes quanto à gestão da pandemia, as disposições normativas relativas à Fase 3 contidas nos planos já elaborados, as resoluções aprovadas nos conselhos superiores, entre outros documentos técnicos. Pudemos, ainda, informar sobre o andamento dos trabalhos de adequação dos espaços físicos dos centros de ensino, da Biblioteca Central e do Restaurante Universitário, e sobre a aquisição de equipamentos de proteção, sanitizantes e álcool em gel já em estoque na Ufes ou em processo de compra para sua complementação. Também ouvimos sugestões e contribuições importantes para a condução da Universidade em direção a uma nova etapa do seu Plano de Contingência, caso isso seja aprovado pelo Conselho Universitário e as condições continuarem se mostrando favoráveis a essa transição de fase”, informou o reitor Paulo Vargas.

A Reitoria encaminhou nesta quinta-feira, para os gestores das unidades da Ufes, documento em que consolida as principais diretrizes, orientações e normativas contidas nos vários documentos já elaborados pela Administração e as resoluções aprovadas pelos Colegiados Superiores sobre o assunto, bem como informações sobre as ações já realizadas pela Ufes durante a pandemia do novo coronavírus e as destinadas ao planejamento e à adoção da Fase 3.

O documento (anexado abaixo), preparado por um grupo de trabalho instituído pela Reitoria, também reúne orientações gerais quanto às condições de retomada gradual das atividades presenciais na Ufes no modelo híbrido, como medidas para o trabalho administrativo e/ou em disciplinas, informações sobre os restaurantes universitários, as bibliotecas e as cantinas, entre outras. Contém ainda os relatórios de ajustes da infraestrutura que estão sendo realizados nos quatro campi, o inventário de materiais e de equipamentos de proteção individual em estoque, e as compras em andamento.

O reitor ressaltou que as diretrizes gerais são necessárias, mas exigem que sejam adaptadas e complementadas pelas unidades acadêmicas e administrativas da Ufes, a fim de que sejam contempladas as particularidades de cada setor.

“O documento que preparamos se destinou a esclarecer dúvidas que nos foram apresentadas quanto à Fase 3. Ele reúne uma série de informações, recomendações e normas presentes nos documentos que, desde o ano passado, têm sido produzidos com o objetivo de estabelecer direcionamentos para a Ufes e sua comunidade universitária atravessarem com segurança a pandemia do novo coronavírus. Portanto, trata-se de uma produção coletiva, que tem contribuído para enfrentarmos cada momento e cada desafio. Continuamos esse processo, construindo nosso caminho ao caminhar, com a ajuda de todos. A singularidade da conjuntura que atravessamos exige um estado de mobilização e compartilhamento de responsabilidades, não somente entre os gestores, mas por parte de cada um dos integrantes da comunidade universitária”, afirmou Vargas.

Publicado em 30 de agosto de 2021.