Curso de Fisioterapia cria blog com informações sobre a COVID para auxiliar profissionais

Profissional de Fisioterapia, com jaleco e luvas, manipula paciente em tratamento

Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, vários fisioterapeutas estão trabalhando na linha de frente do atendimento aos pacientes infectados. Pensando nisso, um grupo de professores e estudantes do curso de Fisioterapia da Ufes desenvolveu um blog que disponibiliza informações atualizadas sobre a abordagem fisioterapêutica desses pacientes.

Intitulada COVID-19: atualização científica para fisioterapeutas, a página disponibiliza links que remetem a artigos científicos, cursos on-line, traduções de artigos, palestras e outros materiais de apoio.

Dentre esses materiais, estão orientações aos fisioterapeutas sobre exercícios diários para os pacientes diagnosticados com a doença e como fazer a reabilitação ambulatorial após a fase aguda da enfermidade.

“São documentos elaborados com o intuito de auxiliar os fisioterapeutas que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com coronavírus. Nele, o profissional encontrará recomendações e contraindicações para o cuidado de pacientes adultos hospitalizados com suspeita, confirmação ou em processo de resolução da doença”, destaca uma das coordenadoras do blog, a professora Verônica Wittmer.

Para ter acesso ao blog, basta acessar o link linktr.ee/fisioufescovid.

Suporte científico

Os professores do Departamento de Fisioterapia da Ufes também criaram um canal para auxiliar na capacitação e na atualização científica dos fisioterapeutas na assistência a pacientes com COVID-19. Trata-se de um suporte científico, que é realizado por meio de teleconsultorias em um grupo de WhatsApp. O objetivo é ajudar a prática clínica dos profissionais que estão trabalhando nos hospitais, suprindo as necessidades do serviço de fisioterapia no enfrentamento ao coronavírus no ambiente hospitalar.

O trabalho é centrado em trocas de informações e orientações científicas, na tradução de artigos científicos, indicação de cursos de atualização e leituras que possam ser do interesse de fisioterapeutas. Qualquer profissional de saúde que deseje obter mais informações sobre essas atividades científicas pode entrar em contato pelo e-mail ve_lourenco [at] yahoo.com.br.

Cartilha

Além disso, o grupo elaborou a cartilha Diário de exercícios fisioterapêuticos: pacientes estáveis com suspeita ou confirmação de COVID-19 (clique no link para acessar).

Por meio desse material, que contém vários exemplos de exercícios de fisioterapia, os pacientes poderão realizar por conta própria as atividades propostas pelo grupo. O objetivo é minimizar os efeitos negativos da mobilidade reduzida devido à internação hospitalar.

No documento, também são encontradas informações sobre a COVID-19, sua prevenção, orientações de como fazer os exercícios de forma correta e como medir a sensação de cansaço durante as atividades.

Essas e outras informações poderão ser visualizadas ainda nos canais do curso de Fisioterapia no Facebook, Instagram e blog

Texto: Jorge Medina

Publicado em 6 de Julho de 2020.