Dia Mundial da Saúde: Ufes lança a campanha de conscientização #vocepodeajudar

Caros servidores e estudantes,

Neste Dia Mundial da Saúde, gostaríamos apenas de celebrar os avanços que a humanidade já agregou em relação à nossa qualidade de vida, em especial por meio do desenvolvimento científico, que nos legou mais tempo de vida ativa e produtiva. Gostaríamos de estar em meio à convivência com nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, no dia a dia que às vezes muito nos enfada, mas do qual sentimos tanta falta. Infelizmente, estamos aqui, num momento histórico que não calculamos nem desejamos, talvez um dos mais dramáticos que estejamos vivendo neste mais de um ano de pandemia do novo coronavírus.

É um momento que enseja reforçar a nossa solidariedade e nossa empatia para com aqueles que conosco dividem a árdua tarefa de enfrentar e superar os desafios que estão postos, mesmo diante do cansaço pelas restrições e pelos sacrifícios a que estamos submetidos nestes dias de mais tensão e preocupação.

Por isso, em nome da Administração Central da Ufes, queremos deixar registrado aqui o nosso reconhecimento e agradecimento pela capacidade de resiliência que cada integrante da nossa comunidade universitária tem demonstrado. E também pelas manifestações de cuidado com o outro, pela consciência do seu papel social e pela dedicação ao continuar oferecendo educação de qualidade, ao dar prosseguimento às pesquisas e às atividades de extensão mesmo em condições extraordinárias. Estamos demonstrando que é preciso descobrir, inventar e aprender novas formas de seguir vivendo.

Registramos também um agradecimento muito especial àquela parte da comunidade universitária que se coloca na linha de frente do combate à pandemia, com destaque para os profissionais de saúde, que se defrontam diretamente com o medo e o sofrimento dos que são acometidos pelas formas mais graves da doença.

O preocupante desenrolar da pandemia exige que também exercitemos de forma mais intensa a nossa esperança e, com ela, redobremos nossos esforços para conter a disseminação do coronavírus. É preciso que nos ajudemos para superarmos mais rapidamente a atual fase crítica. Sair dela depende muito dos governos, mas também depende de nós mesmos, empregando medidas de prevenção mais rigorosas, evitando ao máximo as interações presenciais e adotando sempre o distanciamento e o uso de máscara.

Queremos também convidá-los a compartilhar com as pessoas com as quais têm contato o necessário alerta para o reforço das medidas de prevenção e para que as orientações corretas e baseadas em conhecimento científico sejam conhecidas por todos. Para isso, a Ufes desenvolveu uma campanha de comunicação visando ao envolvimento da comunidade universitária e da sociedade nesse esforço, a qual está sendo distribuída por meio do portal Ufes.br, de redes sociais, da TV Ufes e da Rádio Universitária. Participe, #vocêpodeajudar.

Paulo Vargas

Roney Pignaton
Vice-reitor

Publicado em 7 de abril de 2021.