Distribuição de chips para alunos contemplados pelo auxílio inclusão digital começará em fevereiro

A Ufes realizará, a partir da primeira semana de fevereiro, uma nova etapa de distribuição de chips de celular, por meio do projeto Alunos Conectados, do Governo Federal. A ação visa à substituição da ajuda pecuniária pelo uso de chips.

Essa será a terceira etapa de distribuição e é destinada aos 1.600 contemplados nos editais de auxílio inclusão digital internet, realizados pela Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (DAE/Proaeci). Também é voltada aos alunos que não retiraram seus chips nas etapas de distribuição anteriores. A primeira entrega ocorreu em novembro de 2020 em parceria com os centros de ensino da Universidade na capital e nos campi do interior do estado.

O projeto Alunos Conectados é conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os chips – das operadoras de celular Claro e Oi, escolhidas por meio de licitação pública – são exclusivos para pacotes de dados (limitados a 20 gigabytes por mês), não sendo possível realizar ligações telefônicas. Os estudantes devem inserir os chips no momento em que as aulas são realizadas, podendo assisti-las diretamente no celular ou utilizar o aparelho como roteador.

“O projeto visa garantir que todos os estudantes tenham acesso à internet durante o tempo da pandemia e do ensino remoto emergencial”, explica a diretora de Esportes, Lazer e Projetos Especiais da Proaeci, Paula Silva.

Como funciona

O estudante interessado deverá comparecer pessoalmente, portando documento com foto, no centro de ensino em que está matriculado, no dia, horário e local especificados abaixo. Caso não possa comparecer, poderá informar via e-mail o nome completo e o número de CPF ou RG da pessoa que irá retirar o chip no centro de ensino ou no colegiado de seu curso. Qualquer problema que ocorra nessa situação será de responsabilidade do estudante.

Os alunos sem área de cobertura das operadoras de celular Claro ou Oi, prestadoras do serviço, devem aguardar contato da DAE/Proaeci, que tomará providências na primeira semana de fevereiro.

Recomenda-se que os estudantes interessados acompanhem a divulgação de horários, datas e locais disponibilizados nos sites e mídias sociais dos centros de ensino.

Dúvidas a respeito do Projeto Alunos Conectados podem ser encaminhadas ao e-mail delpe.proaeci [at] ufes.br.

Confira as datas, os horários e locais para retirada dos chips nos centros de ensino:

- Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes - São Mateus):

Data: de 1º a 5 de fevereiro

Horário: das 9 às 12 horas

Local: hall da Biblioteca

- Centros de Ciências Agrárias e Engenharias e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCAE e CCENS - Alegre):

Data: de 1º a 5 de fevereiro

Horário: das 13 horas às 15h30

Local: prédio Castelinho

Caso necessário, o estudante deverá comunicar ao Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social - Setorial Sul (Sasas) o nome e o número do documento de quem retirará o chip, enviando e-mail para sasas.ufes [at] gmail.com.

- Centro de Ciências da Saúde (CCS - Maruípe/Vitória):

Datas / horários: dias 01/02, 03/02 e 05/02, das 8 às 12 horas; e dias 02/02 e 04/02, das 13 às 17 horas

Local: Secretaria do CCS

- Centro de Educação Física e Desportos (CEFD - Goiabeiras/Vitória):

Datas / horários: dia 02/02, das 8 horas às 10h30; dia 03/02, das 14 horas às 16h30; e dia 04/02, das 8 horas às 10h30

Local: Secretaria da Direção do CEFD

Contato do CEFD/Ufes para indicação de quem poderá retirar o chip no lugar do estudante beneficiário: secretariacefd [at] gmail.com

- Centro de Artes (CAR - Goiabeiras/Vitória):

Data: dia 4 de fevereiro

Horários: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Local: prédio da Direção do CAR

Contato do CAR para indicação de quem poderá retirar o chip no lugar do estudante beneficiário: car [at] ufes.br

- Centro de Ciências Exatas (CCE - Goiabeiras/Vitória):

Datas / horários: dia 02/02, das 9 às 13 horas, e dia 04/02, das 12 às 16 horas

Local: Secretaria Acadêmica do CCE

- Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN - Goiabeiras/Vitória):

Data: de 3 a 5 de fevereiro

Horário: das 9 às 18 horas

Local: sala de reuniões do Prédio Administrativo do CCHN

- Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE - Goiabeiras/Vitória):

Data: dia 3 de fevereiro

Horário: das 10 às 14 horas

Local: Secretaria Geral/Direção do CCJE

- Centro de Educação (CE - Goiabeiras/Vitória):

Datas / horários: dia 02/02, das 9 às 12 horas, e dia 04/02, das 9 às 12 horas

Local: antigo prédio do IC 4

Contato do CE para indicação de quem poderá retirar o chip no lugar do estudante beneficiário: secretariacentrodeeducacao [at] gmail.com

- Centro Tecnológico (CT - Goiabeiras/Vitória):

Data: de 2 a 5 de fevereiro

Horário: das 11 às 14 horas

Local: prédio CT 4, Sala de Manutenção (ao lado da Secretaria dos CTs)

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 19 de janeiro de 2021.