Divulgado o resultado final da quarta chamada do Auxílio Inclusão Digital

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) da Ufes publicou em seu site, nesta sexta-feira, 9, o resultado definitivo dos editais para cadastro no Auxílio de Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial. Dentre os 325 inscritos, 279 tiveram seu cadastro deferido.

Essa chamada para cadastro refere-se ao Auxílio Inclusão Digital Emergencial, voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação ingressantes no semestre 2021/1, que necessitem de acesso à internet e/ou equipamentos de informática, e ao Auxílio Acessibilidade Digital Emergencial, destinado a estudantes com deficiência que precisem adquirir dispositivos que os auxiliem na realização de atividades acadêmicas.

A classificação dos alunos de graduação obedece à seguinte ordem de prioridade: 1) estudantes que ingressaram por meio da categoria de reserva de vagas; 2) estudantes não ingressantes pelo sistema de reserva de vagas, mas que tenham inscrição do CadÚnico do Governo Federal; e 3) demais solicitantes que realizaram o processo de declaração de renda previsto em edital. A ordem em cada categoria é crescente, da menor para a maior renda.

Segundo informações da Proaeci, os termos e condições para o recebimento dos auxílios serão publicados em breve. Recomenda-se que os aprovados acompanhem as atualizações no site do edital.

Mais de 4 mil beneficiados

Essa é a quarta chamada do Auxílio de Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial, que teve seu primeiro edital lançado em agosto de 2020. Ele foi criado para que estudantes de baixa renda (renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo per capita) pudessem acompanhar as atividades acadêmicas realizadas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). Nas três edições anteriores, 4.135 estudantes foram beneficiados com algum dos auxílios oferecidos nos editais, sendo 4.010 de graduação e 125 de pós-graduação.

A execução do auxílio é realizada pela Proaeci em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Atendimento

Dúvidas relativas aos auxílios equipamento e internet podem ser dirigidas à Proaeci pelo e-mail inclusaodigital2021 [at] ufes.br, pelo telefone (27) 99772-2842 (apenas ligações, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas) ou pelo WhatsApp (27) 99890-7627 (apenas mensagens, das 11 às 14 horas e das 15 às 20 horas).

Se a dúvida for relativa ao auxílio acessibilidade, pode-se entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) pelo e-mail inclusaodigital2021 [at] ufes.br ou naufes.ufes [at] gmail.com, ou pelo telefone (27) 98817-4738 (apenas ligações, das 9 às 17 horas).

Outras informações também estão disponíveis no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana