E-book apresenta resultado de pesquisa sobre impactos da covid-19 na Educação Especial

Com a proposta de apresentar mais um resultado da pesquisa sobre os impactos da covid-19 na Educação Especial no Espírito Santo, um grupo formado por 24 professores de diversas instituições de ensino superior lançou o e-book Práticas inclusivas em tempos de covid-19: memórias e relatos no contexto da educação. O livro está disponível para download gratuito na plataforma PCDES.org, através do endereço eletrônico https://pcdes.org/publicacoes/.

Organizada por Douglas Ferrari, professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes, a obra é composta por trabalhos elaborados a partir de pesquisas realizadas no período pandêmico que abordam desde a Educação Física, passando pela alfabetização e o papel da família, até chegar ao tema da tecnologia educacional em perspectiva inclusiva.

“É um material de grande potência, que poderá ser trabalhado especialmente pelos professores da sala de aula regular e da educação especial, os quais encontrarão possibilidades propostas pelos autores. Além disso, é uma obra que também será importante no período pós-pandêmico, uma vez que a educação não foi imune à pandemia, e os processos educacionais daqui para frente serão diferentes”, ressalta Ferrari.

Entre os temas abordados no livro estão Educação Física Adaptada e inclusão escolar; alfabetização e deficiência intelectual; o papel da família; a análise da ferramenta podcast como recurso didático; contação de histórias com recursos de tecnologia assistiva; adaptação curricular no ensino remoto; e práticas inclusivas por meio da literatura, entre outros.

Além do professor Douglas Ferrari, também compõem o comitê científico/editorial do e-book os professores da Ufes Margareth Zaganelli, do Departamento de Direito, e Rogério Drago, do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, além da doutora em Educação pela Ufes Fabiana Rangel.

Catálogo de fontes

Ferrari lembra que, além deste livro, a plataforma PCDES também disponibiliza outros produtos da pesquisa, como o e-book Pessoas com deficiência, saúde e educação em tempos de covid-19: catálogo de fontesPublicado recentemente, a obra reúne todas as fontes coletadas pela pesquisa nos dois primeiros anos da pandemia, e que podem ser consultadas por meio dos links disponíveis.

A pesquisa que resultou no livro Práticas inclusivas em tempos de covid-19: memórias e relatos no contexto da educação conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes