Earte+híbrido: bibliotecas reorganizam seus espaços para receber estudantes

As bibliotecas dos campi da Ufes também estão se preparando para o ingresso na Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, com o avanço para o ensino híbrido, a partir do próximo semestre letivo, que se inicia em 3 de novembro.

No campus de Goiabeiras, o atendimento na Biblioteca Central (BC) será feito das 10 às 16 horas. No andar térreo, além de realizar os serviços de empréstimo e devolução de livros nos guichês de atendimento, que receberam proteção em acrílico ou vidro, os usuários poderão utilizar as áreas de estudo. Serão disponibilizados 50% da capacidade máxima desses locais, ou seja, 60 lugares na sala de estudo em grupo e 32 na sala de estudo individual, além de 15 lugares no Laboratório de Informática.

Os usuários deverão observar as recomendações de distanciamento e utilizar máscaras durante sua permanência nesses ambientes. “Nesse primeiro momento, os demais andares só poderão ser utilizados para localização da obra no acervo, já que estão sendo realizadas obras para as adequações sanitárias e outras, como a troca de piso”, explica o diretor da BC, Fábio Medina, acrescentando que a previsão é que as obras sejam finalizadas até dezembro.

Ele informou ainda que todas as bibliotecas setoriais passarão a funcionar de segunda a sexta-feira, por um período de seis horas por dia, sendo que cada unidade definirá o melhor horário de funcionamento, de acordo com a dinâmica do centro de ensino no qual está localizada.

As setoriais localizadas no campus de Goiabeiras também receberão adequações para o funcionamento na nova fase, em alinhamento com os respectivos centros de ensino, para atender os alunos.

Maruípe, Alegre e São Mateus

Na Biblioteca Setorial de Maruípe, além da ampliação na quantidade de dias em que o setor ficará aberto, será permitido o uso de alguns espaços que antes estavam restritos. Os empréstimos continuarão sendo feitos com prazo de devolução ampliado para contemplar os estudantes com dificuldade para se deslocar até o campus. Será permitido o uso dos laboratórios de informática em percentual compatível com as orientações do Plano de Biossegurança, porém os espaços de estudo em grupo ainda não serão liberados.

Na Biblioteca Setorial Sul, localizada no campus de Alegre, para evitar aglomerações, será feito controle de entrada e saída do local. As áreas de estudo serão liberadas com demarcação de assento, exceto as cabines de estudo coletivo, que não serão disponibilizadas.

Já na Biblioteca Setorial Norte, localizada no campus de São Mateus, os usuários deverão continuar agendando o atendimento por e-mail. A Biblioteca abrirá nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 13 horas, e nas terças e quintas-feiras, das 10 às 16 horas. As áreas para estudo individual ou coletivo ainda não serão liberadas neste primeiro momento.

Texto: Nábila Corrêa

Publicado em 1º de outubro de 2021.