Educação a Distância da Ufes disponibiliza vídeos sobre preparação de aulas on-line

Laboratório de Design Instrucional (LDI) da Superintendência de Educação a Distância da Ufes (Sead) disponibilizou uma série de vídeos para ajudar os professores a desenvolverem videoaulas de melhor qualidade, diante das alterações na forma de ensinar e de aprender provocadas pela pandemia. A iniciativa é uma forma de auxiliar na oferta de atividades de apoio ao ensino-aprendizagem aos estudantes, conforme previsto na Resolução 07/2020, que contribuam para manter redes de amparo e de interação e, também,  proporcionem ampliação de conhecimentos enquanto durar a necessidade de isolamento social.

A falta de formação para uso adequado de ferramentas, metodologias e práticas para ensino a distância foram algumas das dificuldades encontradas pelos docentes durante o trabalho remoto. Os dados foram levantados em uma enquete realizada com os docentes pelo Grupo de Trabalho designado pela Administração Central da Ufes para avaliar o funcionamento das medidas já adotadas pela Universidade em função da pandemia de COVID-19 e planejar formas de retomada das atividades presenciais quando for possível.

"Nossa intenção com essa série de tutoriais é mostrar possibilidades para que profissionais da educação das mais diversas áreas criem suas videoaulas em casa e, também, ajudar a desmistificar um pouco o conhecimento do público geral sobre a EaD, contribuindo para que essa modalidade de ensino seja mais conhecida e valorizada", explica Luiz Gustavo Casagrande, assistente de audiovisual responsável pela organização do roteiro e dos materiais de apoio do projeto Criando videoaulas: planejamento, gravação e edição de aulas on-line.

O conteúdo, divulgado em dez vídeos, está dividido em três grandes tópicos: Pré-produção e planejamento, etapa para preparação do conteúdo e ambiente de gravação; Gravação da aula em si; e Pós-produção, que é o momento para finalização e disponibilização do conteúdo para os estudantes. Segundo o organizador do projeto, as técnicas ensinadas nos tutoriais baseiam-se na utilização de softwares livres, para que sejam o mais acessível possível e mais pessoas possam tirar proveito do material disponibilizado.

Os vídeos podem ser acessados pelo endereço: https://www.youtube.com/playlist?list=PLOvY8jHP9hlakUDooQj8Ne2bI7Du1gjZ0.

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: Site do LDI

Publicado em 8 de Junho de 2020.