Em boletim, COE destaca a importância da vacinação contra a gripe para aumentar a imunidade

Permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes com a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas prioritariamente em formato remoto; adesão à vacinação conforme o cronograma  previsto no Plano Nacional de Imunizações; atenção aos cuidados com a saúde mental; e manutenção das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social. Essas são as principais recomendações expressas no Boletim Informativo Covid/Ufes nº 8 divulgado nesta terça-feira, 27, pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes).

O boletim considera os dados das semanas epidemiológicas (SE) 15 e 16 de 2021, no período compreendido entre os dias 12 e 26 de abril. Nessas duas últimas SE, o Brasil contabilizou mais de 391 mil mortos em decorrência da covid-19, enquanto o Espírito Santo atingiu a marca de mais de 9 mil óbitos, aproximadamente 60 mortes por dia, pressionando o sistema de saúde.

Neste cenário, o COE recomenda que, além da vacina contra a covid-19, aqueles que puderem se imunizem também contra a gripe (influenza). “A vacinação contra a gripe é uma arma importante na redução de incidência de doenças respiratórias nesse momento sazonal, em que sintomas comuns entre a gripe e a covid acabam fazendo muitas pessoas buscarem atendimento médico. Aqueles que estiverem contemplados nos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações, conforme a idade ou a categoria profissional, devem realizar o agendamento observando o intervalo recomendado de duas semanas, caso já tenha sido vacinado contra a covid", orienta a coordenadora do COE, Leila Massaroni.

Ela ressalta que as pessoas aptas a receber as duas vacinas (contra a gripe e contra a covid) devem respeitar um intervalo de, no mínimo, 14 dias entre a dose de uma vacina e a dose de outra.

Comparativo

Boletim Informativo Covid/Ufes nº 8 apresenta um panorama epidemiológico da covid-19 no Espírito Santo com base nos dados presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado. Dentre esses dados, está o comparativo semanal do mapa de risco, a taxa de ocupação de leitos  e a ocorrência de contaminação por faixa etária.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento ao item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. O documento está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

 

Texto: Thereza Marinho

 

Publicado em 28 de abril de 2021.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910