Esclarecimentos e orientações sobre recomendação divulgada no último boletim do COE-Ufes

A Administração Central da Ufes recebeu do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) a recomendação apontada em seu último Boletim Informativo, divulgado nesta quinta-feira, 8, que indica a possibilidade de a Universidade migrar para a Fase 3 do Plano de Contingência, que prevê a adoção do ensino e de atividades administrativas em formato híbrido, observando-se as determinações previstas no Plano de Biossegurança e no Plano de Contingência.

Diante dessa recomendação, a Administração Central informa:

1 – É de competência do Conselho Universitário decidir sobre a mobilidade entre as fases do Plano de Contingência, conforme parágrafo 4º, artigo 2º da Resolução 37/2020. Portanto, essa decisão será pautada na próxima reunião do Conselho Universitário, prevista para ocorrer até o final do mês de julho.

2 – Até a manifestação do Conselho Universitário, as atividades na Ufes, sejam elas de ensino ou administrativas, permanecem como estão sendo realizadas atualmente.

3 – Coerente com os princípios da transparência e da participação na gestão, todas as decisões relacionadas ao retorno gradual e seguro das atividades presenciais continuarão sendo remetidas e definidas pelos Conselhos Superiores e pelas instâncias e unidades acadêmicas e administrativas formais da Universidade, considerando as competências de cada uma.

4 – A Administração Central reafirma seu compromisso com o enfrentamento à pandemia de covid-19, observando todos os dados e recomendações técnico-científicos, a singularidade da nossa Universidade e seu impacto no controle dos índices de contágio. Informa também que vem promovendo todos os esforços para a criação de condições de biossegurança para a retomada segura das atividades presenciais, por meio da aquisição de equipamentos de proteção individual e de insumos sanitizantes, além de um extenso programa de adaptações prediais dos espaços de ensino e administrativos, trabalho que se encontra em execução em todos os Centros de Ensino.

5 – Por fim, manifestamos nosso pesar por todas as mortes já ocorridas em razão da pandemia e nossa solidariedade aos que sofreram perdas de entes queridos, amigos e colegas. Conclamamos todos a se manterem mobilizados e participantes dos esforços individuais e coletivos necessários ao controle da pandemia, adotando cuidados como o uso de máscaras e o distanciamento social e buscando a proteção das vacinas tão logo estejam disponíveis para as faixas etárias ainda não contempladas.

Paulo Vargas

Roney Pignaton