Estudantes de Vitória e Alegre fazem campanha para arrecadação de materiais de higiene e limpeza

Pessoas segurando um coração amarelo, com os dizeres: "Mais que um sabão, # juntos somos um

Uma parceria entre os times Enactus Ufes Vitória, Enactus Ufes Alegre e o projeto de extensão Mulheres Empreendedoras do Querosene (Meique) possibilitou o surgimento da campanha Mais que um sabão, que visa atender 300 famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição de materiais de higiene pessoal e limpeza geral. Os interessados podem participar da campanha até o dia 15 de junho, por meio de doações de qualquer valor via depósito bancário ou pelo aplicativo PicPay. As redes sociais do projeto (@projetomeique) concentram as informações sobre as doações.

O objetivo da parceria é arrecadar cerca de R$ 4,5 mil reais durante a campanha, que teve início no dia 8 e termina à meia-noite desta segunda-feira, 15. O valor é suficiente para produzir 300 kits contendo sabão em barra e líquido, detergente, cloro absorvente, pasta de dente e álcool em gel 70%. Dos 300 kits, 150 serão destinados às comunidades atendidas pelo Time Enactus Ufes Vitória (Jesus de Nazareth e Grande São Pedro) e os outros 150 serão distribuídos em Alegre.

“Analisando o cenário atual da pandemia, tivemos a ideia de fazer uma campanha para ajudar as famílias que se encontram em maior vulnerabilidade devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Assim, Mais que um sabão busca levar esperança para as pessoas atendidas, mostrando que juntos somos um”, diz o estudante de Engenharia Industrial Madeireira, Lucas Guimarães, citando o slogan da campanha. Guimarães é analista de gestão de pessoas na Enactus Ufes Alegre e membro do projeto Meique.

Capacitação

Com atuação em comunidades do município de Alegre, o projeto Meique vem sendo desenvolvido por estudantes do Time Enactus Ufes Alegre desde agosto de 2019. O objetivo é padronizar a produção de sabão a partir de insumos, incentivando a preservação do meio ambiente e gerando renda para as famílias colaboradoras. A matéria-prima utilizada inclui óleo de cozinha usado, soda cáustica e álcool de automóveis.

O trabalho visa empoderar e capacitar mulheres de baixa renda do Morro do Querosene, que realizam as atividades sob coordenação das professoras Damaris Guimarães, do Departamento de Engenharia Rural, e Larice Andrade, do Departamento de Ciência da Computação. As moradoras da comunidade do Querosene Adriana Anselmo, Marilane de Paula e Wynara Dheyne são as responsáveis pela produção do sabão atualmente.

“Embora, em princípio, o objetivo fosse produzir o sabão para comercializá-lo, diante da pandemia da COVID-19 as mulheres beneficiadas com a renda gerada abriram mão do pouco que ganhavam e decidiram produzir o sabão para doá-lo às famílias carentes da cidade de Alegre”, explica Damaris Guimarães.

Os estabelecimentos comerciais Padaria Biruta, Pirovani Cópias, English Net, Farmácia Dose Certa e Feira Agroecológica são os pontos fixos tanto de coleta do óleo de cozinha residual quanto de venda do sabão produzido.

Texto: Adriana Damasceno, com colaboração de Vinícius Fontana

Publicado em 12 de Junho de 2020.