Estudo aponta o impacto da interação social no aumento de internações e mortes por COVID

“Pode-se perceber que um aumento de 5% de interação social provoca um aumento de 14,5% no número de mortes, enquanto que um aumento de 10% na interação social provoca um aumento de 30,6% nos óbitos na conurbação da Grande Vitória”.

Esta é uma das conclusões apresentadas na nota técnica elaborada pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), que assessora o Governo do Espírito Santo nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

Intitulado Análise da propagação da pandemia de COVID-19 no estado do Espírito Santo e na conurbação da Grande Vitória a partir de modelos matemáticos, o estudo aponta que a interação social tem alto impacto no aumento das proporções da pandemia e apresenta projeções sobre a evolução da doença no Espírito Santo para o mês de maio, com base em dados apurados a partir do dia 8 de abril.

A pesquisa apurou que, com apenas 5% de aumento de interação entre as pessoas, tem-se um aumento de aproximadamente 22% no número de hospitalizados por COVID-19 na Grande Vitória. Já um aumento de 10% na interação social leva um aumento de aproximadamente 48% no número de hospitalizados.

“O que podemos concluir é que um aumento de interação nesse momento pode representar a perda de vidas, com um impacto irreparável para muitas famílias. Para essas famílias que perderam ou que perderão seus entes queridos, não há recuperação”, alerta a professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel, uma das coordenadoras do estudo.

Além da professora Ethel Maciel, compõem o NIEE os professores do Departamento de Matemática da Ufes Etereldes Gonçalves Júnior, Fabiano Petronetto e Hélio Gomes Filho; e os pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves Gustavo Ribeiro e Pablo Lira.

Veja na íntegra, neste link, o conteúdo da nota técnica.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 30 de Abril de 2020.