Experiência de comunicação da Ufes durante a pandemia é destaque em livro

A experiência da Superintendência de Comunicação (Supec) da Ufes durante o primeiro ano de pandemia de covid-19 foi relatada em um capítulo do livro virtual Comunicação e ciência na era covid-19. O livro foi organizado pelo Grupo de Pesquisa (GP) Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e está disponível para download na página do grupo.

A publicação, de 251 páginas, traz pesquisas sobre a pandemia em diferentes perspectivas, incluindo estudos e relatos de experiência sobre desinformação, negacionismo e pandemia, sobre comunicação e divulgação da ciência, e sobre o ensino-aprendizagem de Comunicação de forma remota.

A obra foi organizada pelas professoras de Comunicação Elen Geraldes, Katia Belisário (ambas da Universidade de Brasília - UnB), Rafaela Pinto (do Instituto Federal de Brasília - IFB, e coordenadora do grupo de pesquisa) e Ruth Reis (da Ufes), e pela jornalista Gisele Pimenta, da UnB.

Experiência da Ufes

No capítulo Ufes, comunicação e pandemia: um ano de aprendizados sobre divulgação científica, as servidoras Lidia Neves, Camila Fregona, Mariana Rezende e Thereza Marinho detalharam aspectos desse período em que a Universidade passou a funcionar de forma remota, precisando adaptar seus processos de comunicação. Foi um período, também, em que houve uma intensificação da divulgação científica, por demanda das comunidades interna e externa.

O ensaio aborda a mudança do fluxo de comunicação com a mídia e com os diversos setores da Universidade, com as necessidades urgentes advindas da pandemia; as estratégias para comunicar sobre o vírus e a doença com a sociedade e com a comunidade universitária; e as estratégias e rotinas de trabalho em mídias sociais, organização de eventos e estratégias crossmedia e colaborativas de divulgação científica (envolvendo a TV Ufes, as mídias sociais @ufesoficial, a Revista Universidade e a Rádio Universitária).

A professora Ruth Reis destaca que a publicação do livro foi uma das decisões do grupo de pesquisa durante o congresso realizado no ano passado pela Intercom, uma das mais importantes sociedades científicas do Brasil. “A decisão decorreu da percepção dos pesquisadores de que era necessário documentar e destacar a importância das políticas de comunicação adotadas pelas principais instituições patrocinadoras de conhecimento científico, que são as universidades públicas brasileiras, especialmente neste momento em que enfrentamos uma pandemia e, ao mesmo tempo, ondas de desinformação, principalmente causadas por atitudes que recusam as evidências científicas e colocam a população em risco. Nestes momentos, vemos com mais clareza como a informação de qualidade se torna uma questão de vida ou de morte”, enfatiza.

Ao final, o capítulo aponta alguns desafios, como o de incorporar as boas experiências advindas do período de pandemia e trabalho remoto, com novos formatos e atuações; o de melhorar o planejamento e o fluxo de informações na Universidade; o de investir no ensino sobre jornalismo científico e educacional; e o de integrar mais o trabalho de divulgação da ciência realizado pelo conjunto de universidades brasileiras.

Texto: Lidia Neves