Festival Virtual Culturalmente começa nesta quarta, 15, com culinária, música e poesia

A primeira edição do Festival Virtual Culturalmente será realizada nesta quarta-feira, 15 de abril, com uma programação que envolve música, literatura e culinária transmitida integralmente via internet. A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci).

A programação começará às 16 horas com um vídeo de culinária produzido pela gastrônoma e servidora do Restaurante Universitário Sandra Lima. Às 17 horas, a conversa será sobre literatura negra, com a escritora e estudante de Ciências Sociais Tamyres Costa. Por fim, às 19h30, o músico Lucas Xavier fará uma apresentação ao vivo, com composições próprias (veja abaixo como acessar).

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, afirma que “o Festival nasce como estratégia que busca contribuir na promoção da saúde mental e física de estudantes, técnicos-administrativos e docentes enquanto durar o período de isolamento social”. Ele destaca que o projeto visa também fortalecer o protagonismo cultural e artístico produzido pela comunidade universitária.

Culturalmente acontecerá todas as semanas, sempre às quartas-feiras, enquanto perdurarem as medidas de distanciamento social. Para quem desejar oferecer alguma atividade, o prazo de inscrições foi estendido até 17 de abril. Basta enviar um e-mail para dpae.proaeci [at] ufes.br, com nome completo, breve biografia e descrição da atividade, que pode ser apresentada ao vivo ou gravada. O tema é livre e a comissão organizadora informará o resultado da solicitação em até três dias úteis.

Além da Proaeci e de suas diretorias, o festival Culturalmente conta com o apoio da Superintendência de Comunicação (Supec) e da Secretaria de Cultura (Secult). As atividades são voltadas a todos que desejarem participar, sendo as apresentações abertas à comunidade em geral. A programação será divulgada por meio das mídias socais e veículos de comunicação da Ufes.

Conheça a programação de quarta-feira (15/04)

16h - Oficina de culinária Receita prática de bolo de laranja, com Sandra Lima, gastrônoma e servidora do Restaurante Universitário. Disponível no canal da Delpe/Proaeci no YouTube e receita no Instagram @sandracrissouzalima.

17h - Live Narrativas poéticas negras - imagens para a escrita de si e do mundo, com Tamyres Costa, poeta negra estudante do curso de Ciências Sociais da Ufes, cineclubista e militante do movimento negro do Espírito Santo. Disponível no Instagram @karaabah.

19h30 - Apresentação musical ao vivo, com Lucas Xavier, músico e bacharel em Filosofia. Apresentação com músicas autorais e gêneros de música preta, como soul, funk, rap, R&B, reggae, afrobeat, blues e samba. Disponível no Instagram @xa_vinho.

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 14 de Abril de 2020.