Filmes e debate sobre cinema estão na programação virtual do Cine Metrópolis

A partir desta segunda-feira, 27, o Cine Metrópolis, localizado no campus de Goiabeiras, apresenta ao público dois projetos em formato virtual. Um deles é o Curta em Casa, que exibirá diariamente curtas-metragens nos perfis das redes sociais do cinema. Em outra iniciativa, debates semanais sobre cinema e produção audiovisual serão promovidas em formato de live.

Curta em Casa exibirá um filme de até 15 minutos por dia, que será postado sempre às 11 horas, via aplicativo de vídeos do Instagram (IGTV). Já as lives serão apresentadas às terças-feiras, a partir do dia 28, sempre às 20 horas. Ambos os projetos serão apresentados no perfil @cineclubemetropolis.

Tanto o Curta em Casa quanto as lives vão ao ar enquanto durar o período de isolamento imposto pela COVID-19.

Os projetos são produzidos pelo programador do Cine Metrópolis Adryelisson Maduro e coordenados pela Secretaria de Cultura da Ufes. Para o secretário Rogério Borges, a cultura é um dos segmentos mais impactados pela pandemia e essas ações são formas de dar continuidade aos processos culturais e ocupar, mesmo de maneira virtual, os espaços impedidos de receber o público. “Cada setor da secretaria vai discutir e criar ações que possibilitem manter o diálogo e a aproximação entre a Universidade e o movimento cultural capixaba, utilizando o alcance promovido pelas redes sociais”, enfatiza.

O reitor Paulo Vargas aprovou a iniciativa. "Além de possibilitar a manutenção de ações culturais protagonizadas pela Universidade, esses projetos se somam às outras iniciativas que estamos desenvolvendo no sentido de contribuir para a promoção da saúde mental durante o período de isolamento social",  afirma.

Curta em Casa

De segunda a sexta-feira, o projeto vai apresentar curtas-metragens produzidos no Estado do Espírito Santo. “Alguns realizadores já enviaram seus filmes e já estou em contato com outros, que ainda vão enviar”, diz Maduro, que é também responsável pela curadoria do projeto.

Segundo o curador, não haverá lista prévia com a programação dos curtas que serão exibidos: “O público será surpreendido diariamente. É só acessar nossa página e assistir”.

Após a exibição às 11 horas, os filmes permanecerão no perfil do cinema por tempo indeterminado, para que todos possam assistir a qualquer hora.

Lives

As lives apresentarão, semanalmente, conversas descontraídas com realizadores locais sobre os processos de produção cinematográfica. Dentre os temas que serão abordados, estão roteiro, maquiagem, efeitos especiais, cinema de horror no mercado brasileiro, distribuição cinematográfica, produção executiva, processo de curadoria em mostras e festivais de cinema, e direção de arte e de fotografia.

O primeiro convidado será o diretor do longa Entreturnos, o capixaba Edson Ferreira, que falará sobre casting (seleção de profissionais envolvidos na produção) e preparação de elenco, entre outros temas. Ferreira é ator, cineasta e roteirista, com pós-graduação em Linguagens Audiovisuais e Multimídias pela Ufes.

O filme, lançado em 2014, ganhou três prêmios no Festival de Cinema Guarnicê, em São Luiz, no Maranhão: melhor roteiro, melhor montagem/edição e melhor atriz. Milhem Cortaz, Luis Miranda, Paulo Roque, Lorena Lima e Janaína Kremer são alguns nomes que integram o elenco.

Entreturnos é ambientado nas cidades de Vitória e Vila Velha. O filme mostra a história de um homem que, infeliz no casamento, acaba se envolvendo em um perigoso quadrado amoroso que inclui sua esposa, a dona de um bar e o melhor amigo dela. “Nossa ideia é que, mediante aprovação do autor, os filmes sejam disponibilizados ao público pelo período mínimo de 24 horas, para que todos tenham a oportunidade de conhecer as obras discutidas nos bate-papos”, explica Maduro.

A lista de convidados para os debates estará disponível nas redes sociais do Cine Metrópolis. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail metropoliscineclube [at] gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno

Publicado em 27 de Abril de 2020.