Governo do Estado inicia campanha de testagem da população para o novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia nesta quarta-feira, 13, a primeira fase do Inquérito Sorológico, uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos para o novo coronavírus. Até o dia 15 de maio, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas, em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A campanha conta com a participação de cinco pesquisadores da Ufes, que atuaram na elaboração da parte metodológica e trabalharão na análise dos resultados: Crispim Cerutti Junior (médico infectologista), Eliana Zandonade (estatística), Ethel Maciel (enfermeira epidemiologista), Filomena de Alencar (médica pediatra), Rodrigo Rodrigues (biólogo imunologista) e Tania Reuter (médica infectologista).

A meta da Sesa é de que 5.800 pessoas participem da pesquisa nessa primeira etapa. Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. 

De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o inquérito vai permitir que o Governo possa obter uma fotografia da situação epidemiológica no Espírito Santo. “Nos dará a oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença. O participante responderá uma pesquisa e serão coletadas duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado de 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou. 

Os resultados coletados servirão para abastecer uma base de dados que serão estudados, de modo a contribuir no planejamento das ações de combate à COVID-19. “Com ele, poderemos conhecer o estágio da epidemia no Espírito Santo, ou seja, em que velocidade a doença tem avançado. Por falta de informações, as projeções são muito precárias, dessa forma a pesquisa vai permitir estimar a progressão da doença. Teremos um panorama epidemiológico de como a doença se espalhou e quantas pessoas já foram infectadas, e ajudará planejar ações de combate à epidemia com mais ou menos restrições à aglomeração e à movimentação de pessoas”, disse.

Etapas

Para a pesquisa do Inquérito Sorológico, foram selecionados 27 municípios. Os 11 municípios com a maior população farão parte das quatro etapas, com pesquisas a cada 15 dias: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. 

Os municípios de menor densidade populacional, 16 ao todo, alternam-se a cada 30 dias. Na primeira e terceira etapas: Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante. Na segunda e quarta etapas há alternância para Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana. 

Cada fase terá duração de três dias e se iniciará 15 dias após a finalização da etapa anterior. No total, 513 profissionais da saúde atuarão divididos em 171 equipes, que percorrerão 171 setores censitários dos 27 municípios. Em cada etapa, serão testadas cerca de oito mil amostras, totalizando, aproximadamente, 32 mil testes realizados na população capixaba.

Atuação em campo

A escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário será feita por sorteio, para garantir o resultado mais próximo do real. Os profissionais estarão identificados com credenciais e paramentados com equipamentos de proteção individual, visando garantir a segurança tanto para o entrevistado quanto para os técnicos, cumprindo assim os protocolos de biossegurança. 

O formulário será preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe terá um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico. 

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será apenas do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada para a doença.

Conheça o cronograma: 

- Etapa 1 (dias 13, 14 e 15 de maio) 

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

- Etapa 2 (dias 31 de maio, 1º e 2 de junho)

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

- Etapa 3 (dias 17, 18 e 19 de junho) 

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

- Etapa 4 (dias 4, 5 e 6 de julho) 

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação da Sesa
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 12 de Maio de 2020.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910