Grupo PET de Educação Física oferece atividades on-line para idosos durante a quarentena

O Programa de Educação Tutorial - Educação Física (PET-EF) da Ufes está mantendo uma programação de treinos destinados a idosos, que pode ser realizada em casa durante o período da quarentena. Os exercícios foram elaborados visando atender aos idosos que participam do projeto de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), mas estão disponíveis a toda a população no YouTube, no link https://www.youtube.com/channel/UCEmGPmnVZey8jt3wduuPv7Q/videos .

Para os idosos que participam do projeto, as atividades são enviadas para a coordenadora, que as encaminha por meio de um grupo criado no Whatsapp. Dúvidas e feedbacks sobre os exercícios são enviados para o professor Mauricio Oliveira, que integra o PET-EF e atua junto à Unapi. “A interação no grupo ajuda a diminuir o isolamento social, pois lá eles falam o que acharam das ações e interagem entre si”, afirma o professor.

O professor explica ainda que os exercícios são pensados para serem feitos com objetos de casa: “Seja utilizando uma cadeira ou uma toalha no lugar de colchonete. O importante é se manter ativo”, destaca.

Atendimento

A Unapi disponibiliza 40 vagas por semestre, mas atualmente estão sendo atendidos 117 idosos, com idade entre 60 e 75 anos.

Quando realizadas presencialmente, as aulas do projeto ocorrem às quartas-feiras e têm duração de uma hora e meia. O atendimento é feito por 12 bolsistas do grupo PET, que são divididos em três grupos com atividades diferentes. O primeiro realiza exercícios de resistência e relaxamento; o segundo, circuito e brincadeiras; e o terceiro grupo, treino de flexibilidade e esportes adaptados.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)

Publicado em 24 de abril de 2020.