Hucam recruta profissionais de saúde para estudo sobre vacina contra covid-19

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) prorrogou para até o fim de junho a inscrição de voluntários na pesquisa nacional que avalia segurança e efetividade das vacinas contra a covid-19 aplicadas em profissionais de saúde, a SevaCov-Pro.

O projeto ocorre em outros sete centros de pesquisa do Brasil (veja abaixo), e é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB). O financiamento é do Ministério da Saúde, que deve alocar R$ 13 milhões para custeio de insumos e contratação de profissionais especializados para condução do estudo em todo o país. No Hucam-Ufes, o grupo condutor é formado por 12 pessoas: enfermeiros, fisioterapeutas, biomédico, médico, técnico de enfermagem, professores e estudantes.

O recrutamento de voluntários começou no final de setembro de 2021 e já alcançou 3,5 mil pessoas, sendo 621 apenas no Espírito Santo. A expectativa é alcançar 8 mil voluntários em todo o Brasil.

A pesquisa observacional busca avaliar a efetividade (existência de diagnóstico da doença pós-vacinação e sua gravidade), a segurança (desenvolvimento de reação adversa pós-vacinação), a imunogenicidade (resposta imunológica do indivíduo à vacina) e a vigilância genômica (monitoramento de variantes de preocupação do coronavírus) na vida real.

Quem pode participar

Poderão participar profissionais de saúde que atuam em hospitais ou Unidades Básicas de Saúde de qualquer idade (nível técnico ou superior), incluindo colaboradores, residentes e professores. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico, ​pelo telefone (27) 3335-7054, ou pessoalmente, no Centro de Pesquisa do Hucam-Ufes, localizado no 1º andar do prédio do Auditório Rosa Maria Paranhos, ao lado da capela do Hucam.

Após registrar o interesse, o profissional será contatado pela equipe do estudo para confirmação e orientações de agendamento da primeira visita ao Hucam. No atendimento inicial, haverá o preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), com posterior entrevista para obtenção de dados e coleta de sangue para realização de exames laboratoriais. O monitoramento do participante será realizado presencialmente, com agendamento, por até 24 meses após ter recebido qualquer dose do imunizante.

O profissional que não tiver tomado nenhuma dose também poderá ser acompanhado neste estudo, pois será comparado com os demais.

Conheça os centros de pesquisa participantes:

1. Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB);

2. Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS);

3. Hospital de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel);

4. Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS);

5. Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais (HC-UFMG);

6. Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Ufes (Hucam-Ufes);

7. Complexo hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe e PPC);

8. Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Texto e foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes

Publicado em 7 de junho de 2022.