Hucam-Ufes inicia consulta médica a distância

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) iniciou, nesta semana, a consulta médica a distância, por meio de um servidor seguro de internet, em que paciente e especialista se falam usando câmera e microfone.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Federal de Medicina autorizou a teleconsulta em caráter excepcional. O Hucam-Ufes, que há dez anos mantém o Serviço de Telessaúde por meio de sua Unidade e-Saúde, aproveitou a experiência e a tecnologia desenvolvidas para colocar a consulta a distância em prática.

Da casa do paciente – e com o seu consentimento –, ele pode acessar a rede com o próprio celular e se conectar com o computador do médico, que está no hospital. O serviço mostra-se fundamental para evitar a circulação desnecessária durante a imposição de distanciamento social, sobretudo de pacientes com outras comorbidades e pertencentes ao grupo de risco para o desenvolvimento das formas mais graves da COVID-19. Além disso, protege os médicos, que estão na faixa de idade da população de risco, evita aglomerações em salas de espera e mantém maior número de profissionais experientes em atividade.

Para os casos que precisarem de análise presencial com urgência, as pessoas continuarão sendo atendidas no hospital, que confirma individualmente a consulta. Os casos mais indicados para atendimento por meio de teleconsulta são aqueles que necessitam apenas de acompanhamento, mas que não podem esperar o isolamento social passar. Vale lembrar que consultas presenciais, exames e cirurgias eletivas estão suspensas no Hucam-Ufes desde o dia 20 de março, como medida de enfrentamento à pandemia.

Especialidades

As especialidades que estão sendo oferecidas por meio de teleconsulta são Geriatria, Infectologia, Ginecologia, Dermatologia e Psiquiatria. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde.

A seleção dos pacientes é realizada pela equipe do Ambulatório, que entra em contato com a pessoa ou o responsável e verifica se há interesse em realizar teleconsulta. A premissa obrigatória é o prévio estabelecimento de uma relação presencial entre médico e paciente, e a consulta deve ser devidamente consentida pelo especialista e pelo paciente ou seu representante legal, além de ser realizada por livre decisão. O médico tem autonomia e independência para determinar quais pacientes podem ser atendidos usando essa metodologia, e tal decisão deve basear-se apenas no benefício e na segurança do indivíduo.

Feito esse primeiro passo, a equipe do Telessaúde dá acesso ao paciente e ao profissional para a consulta remota, faz os devidos testes de som e vídeo para garantir a qualidade do atendimento e monitora a manutenção das condições adequadas da estrutura física, tecnológica, normas técnicas, manuseio e transmissão de dados, garantindo confidencialidade, privacidade e sigilo profissional.

Após o atendimento, a teleconsulta é registrada no prontuário clínico do paciente.

A Unidade e-Saúde do Hucam-Ufes dedica-se ao ensino, à assistência e ao desenvolvimento de projetos e ações em saúde digital, usando as Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) na saúde desde 2010. O núcleo contabiliza mais de 10 mil teleconsultorias respondidas e mais de 12 mil profissionais cadastrados que se beneficiam do contato direto com especialistas do Hucam-Ufes como parte do Programa Telessaúde ES.

Conheça outros serviços oferecidos pela Unidade de e-Saúde do Hucam-Ufes

1) Teleconsultoria especializada em COVID-19 para apoio à atenção primária em saúde –  a integração da telessaúde ao processo de referência entre serviços assistenciais aumenta a resolutividade da atenção primária à saúde, favorece a coordenação do cuidado, promove adesão terapêutica, diminui reinternações e estimula a prevenção quaternária. O Hucam está como retaguarda para segunda opinião sobre COVID-19 aos profissionais das unidades de saúde de todo o estado, para casos clínicos ou dúvidas de processo de trabalho.

2) Teleinterconsulta – interação entre médicos, o que pode ajudar os profissionais em tomadas de decisão.

3) Tele-educação – programa parte do Telessaúde ES, que mantém disponíveis mais de 400 webpaletras dedicadas à educação permanente dos profissionais da atenção primária. Sobre o COVID-19, tem atualização semanal de conteúdos referentes ao manejo e a complicações.

 

Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 16 de Abril de 2020.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910