Hucam-Ufes inicia a retomada de atendimentos ambulatoriais

Profissional do Hucam, com máscara N95 e termômetro em uma das mãos, aplica álcool 70% nas mãos de paciente à entrada do hospital

O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) iniciou, nesta semana, a retomada das consultas ambulatoriais suspensas desde março por causa da pandemia de COVID-19.

A volta será gradativa, e apenas pacientes previamente agendados podem acessar os ambulatórios. Nesse reinício, o hospital trabalha com uma capacidade menor de atendimentos para que seja possível controlar o fluxo de pessoas em circulação no Hucam, uma vez que, apesar do retorno, a pandemia não acabou e as regras de isolamento social deverão ser mantidas.

Desde o início da pandemia, apenas cerca de 25% dos pacientes de ambulatórios estavam sendo atendidos presencialmente. Eram os casos mais urgentes, a depender da avaliação médica individual. Desde março, quem teve a consulta suspensa recebeu por telefone uma nova data para volta. Caso seja necessária uma nova remarcação, o hospital entrará em contato, também por telefone.

Mudanças

Para receber os pacientes nos ambulatórios, o Hucam realizou algumas mudanças. Tendas de acolhimento foram montadas do pátio do hospital para orientar os pacientes que chegarem para consulta e informar sobre novas regras.

Só é permitida a circulação de quem estiver com máscara, ainda que seja a de tecido.

Não é permitido o ingresso de acompanhantes dentro dos ambulatórios (conhecidos como “casas”). A exceção é para os casos previstos em legislação, como para o paciente menor de idade ou incapaz.

A marcação de consultas será feita apenas pelo telefone (27) 3335-7100 (confira a seção de perguntas e respostas mais frequentes).

Há funcionários do Hucam com identificação destacada para impedir aglomerações, e dispensadores de álcool foram instalados em todo o hospital. Outras medidas de biossegurança foram a marcação de cadeiras para garantir uma distância mínima entre as pessoas e a instalação de barreiras de vidro nas recepções. No final de julho, uma equipe especializada do Exército Brasileiro esteve nos ambulatórios para realizar desinfecção de salas e da área externa.

Uma vez na porta do ambulatório, um profissional de saúde irá medir a temperatura corporal e analisar se o usuário tem sintomas gripais (foto). Caso os tenha, o paciente será orientado a procurar a rede básica de saúde.

Além disso, parte dos atendimentos será feira por teleconsulta. Nessa modalidade de atendimento, inaugurada no hospital durante a pandemia para casos específicos, o paciente consegue acessar o profissional de saúde por videochamada.

Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes

Publicado em 13 de Agosto de 2020.