Inscrições abertas para a sétima edição do Torneio de Robótica da Ufes

A sétima edição do Torneio de Robótica da Ufes (Trufes), que se realiza anualmente desde 2014, neste ano terá, pela primeira vez, uma versão totalmente on-line em cumprimento ao isolamento social e a outras medidas sanitárias decorrentes da pandemia da COVID-19. As inscrições para a competição científica estão abertas e se encerram em 15 de agosto. A organização e a realização do evento são do programa de extensão Equipe de Robótica da Ufes (Erus), do Centro Tecnológico (CT), que atua nas áreas de robótica educacional e competitiva. O 7º Trufes será realizado no período entre 31 de agosto e 4 de setembro, com duas categorias: simulação de futebol 2D e Open.

O evento, de acordo com os organizadores, objetiva incentivar estudantes da Ufes e de outras instituições brasileiras de ensino superior e de ensino médio, além de profissionais e amadores, para participação em atividades pedagógicas na área de robótica. “Nossa proposta é difundir a prática da robótica em âmbito nacional, porque popularmente ela ainda é vista como um tópico de ficção científica, e não é”, ressalta o professor do Departamento de Engenharia Elétrica André Ferreira, coordenador do programa Erus. “Buscamos oferecer oportunidades para que os estudantes possam aprimorar e aplicar conhecimentos adquiridos nas áreas de programação e sistemas embarcados”, acrescenta.

Ferreira resume a dinâmica das duas categorias do 7º Trufes. Na simulação de futebol 2D, dois times de 11 programas de software autônomos jogam futebol em um estádio virtual bidimensional, que é representado por um servidor central chamado ​SoccerServer​. “Esse servidor sabe tudo sobre o jogo, como a posição de todos os jogadores e da bola, a física e a dinâmica do futebol”, explica. Já o desafio da categoria Open é simular uma operação de resgate e desarmamento de uma bomba em um shopping, usando o simulador ​Webots​. Na proposta da simulação, foi colocada uma bomba em uma sala do shopping, além de pessoas trancadas em outros dois ambientes. “A missão do robô é entrar no local, desarmar a bomba e encaminhar as pessoas para uma área segura”, diz.

O 7º Trufes tem apoio do Centro Tecnológico, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), dos programas de Educação Tutorial (PET) de Engenharia de Computação e de Engenharia Elétrica, e dos departamentos de Informática e de Engenharia Elétrica. O evento tem parceiros e colaboradores voluntários. As inscrições para o 7º Trufes podem ser feitas em http://www.erus.ufes.br/index.php/sobre-3/inscricao-trufes/, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 25 por equipe. A arrecadação será doada para a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci).

Contatos podem ser feitos pelo e-mail erus [at] inf.ufes.br. Outras informações também estão disponíveis no site http://www.erus.ufes.br, no perfil do Instagram @erus.ufes e na página da equipe no Facebook.

Texto: Luiz Vital

Publicado em 23 de julho de 2020.