Mais 12 camas restauradas são entregues ao Hospital Jayme Santos Neves

Leitos consertados pela Ufes, Ifes e Senai

Mais 12 camas hospitalares restauradas foram entregues nesta quinta-feira, 18, pela equipe da Ufes e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ao Hospital Jayme Santos Neves, referência no estado para os casos de COVID-19. Formada por professores da Ufes e do Ifes, a equipe, que está atuando desde abril na manutenção de leitos pertencentes à rede estadual de Saúde, agora conta também com profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que se tornou parceiro do projeto.

Além dos equipamentos devolvidos nesta quinta ao Hospital Jayme, outras 18 camas ainda estão em processo de montagem para serem entregues àquela unidade de saúde em breve. “Recebemos as 30 camas em condições muito desgastadas por ferrugem, travamentos e outros mecanismos com defeitos e problemas nas rodas. O trabalho foi de recuperação das partes enferrujadas, correção dos demais problemas e pintura”, informou o professor do curso de Engenharia Elétrica da Ufes Walbermark dos Santos.

Ele conta que a equipe tem ainda seis pessoas atuando em regime de tempo integral - os professores de Engenharia Elétrica Augusto Rueda, da Ufes; Mauro Piazzarolo, Paulo Henrique Zanandrea, Paulo Renato Avancini e Ralf Majevski, do Ifes; além do professor de Engenharia Mecânica do Ifes José Eduardo Rigo.

O trabalho até então está sendo feito na quadra do Ifes. Mas, se chegarem novos equipamentos para conserto, serão levados para o Senai. “Recebemos, inicialmente, 33 leitos hospitalares do Hospital Dório Silva. Dentre eles, havia leitos com acionamento manual e leitos com acionamento elétrico. Desse total, 31 retornaram consertados. Em dois casos, não foi possível efetuar o conserto por falta de peças. Recebemos também uma cama que estava no depósito da Leitão da Silva e que também foi reparada”, contabiliza o professor Santos.

A manutenção de leitos hospitalares faz parte das ações de extensão que a Ufes vem realizando para mitigar os efeitos da COVID-19.

Texto: Sueli de Freitas

Publicado em 18 de Junho de 2020.