Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas com projeto que ajuda a elaborar currículo

Papel amassado branco ao fundo, com os dizeres "currículo do bem"sobre uma mancha azul, e um pequeno coração com batimentos cardíacos na cor vermelho claro

Mais de 300 pessoas de 11 estados do Brasil já foram atendidas pelo projeto Currículo do bem, iniciativa de estudantes dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia da Ufes que auxilia pessoas em situação de desemprego a elaborarem um currículo de forma a melhorar suas chances de recolocação no mercado de trabalho, um dos desafios de quem perdeu o emprego durante a pandemia.

A ação social é promovida por estudantes ligados à empresa júnior de consultoria GDI Júnior e é uma ajuda, principalmente, para quem tem dificuldades em acessar tecnologias ou não está familiarizado com técnicas de como elaborar um bom currículo.

A ideia surgiu em maio, sendo que o planejamento do projeto durou aproximadamente um mês. “A principal dificuldade que identificamos é o desconhecimento de algumas pessoas acerca de quais informações devem estar contidas no currículo”, explica a estudante de Arquivologia Juliana Martins. Assim, foram realizadas discussões e rodas de capacitação para se definir quais seriam os melhores modelos e métodos para elaborar currículos.

“Os feedbacks estão sendo positivos, muitas pessoas nos falam que não sabiam como formatar um currículo de forma correta e que o projeto as ajudou nisso”, diz Lívia Machado, estudante de Biblioteconomia. Além dos currículos, o projeto envia um e-book com indicações de cursos gratuitos para qualificação.

Atendimento

O apoio pode ser solicitado diretamente aos membros da GDI Júnior ou na página do Instagram do projeto (@gdijunior). Para que os colaboradores consigam agilizar o atendimento, é necessário que sejam enviadas cópias da carteira de trabalho e de eventuais certificados de cursos de qualificação. O atendimento é feito de forma remota e os currículos serão entregues aos beneficiários em até 48 horas.

O projeto está previsto para continuar até o dia 15 de agosto, porém há a possibilidade de extensão, a depender da demanda. A GDI Júnior conta com a tutoria das professoras Margarete Moraes e Ana Cláudia Campos, dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia, respectivamente.

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 28 de Julho de 2020.