Mesmo com o isolamento, Diretoria de Atenção à Saúde realiza mais de mil atendimentos

Servidoras da Diretoria de Atenção à Saúde da Ufes

Mais de mil servidores atendidos e 15 mil acessos contabilizados a 38 vídeos que trazem orientações que vão de consciência emocional a educação financeira. Estes foram alguns dos resultados registrados pela equipe da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Ufes), ao longo do ano de 2020.

Com o propósito de oferecer formas de acolhimento aos servidores da Universidade mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, projetos como Pausa Consciente e Planejamento de Vida e Aposentadoria (PVA); ações como produção e organização de cartilhas e vídeos; e serviços de acompanhamento psicossocial foram desenvolvidos de maneira virtual, desde o início da suspensão das atividades presenciais no âmbito da Ufes, em março.

De acordo com a diretora da DAS, Daniela Motta, com o impedimento de continuar realizando as atividades de forma presencial, as servidoras da equipe psicossocial da Diretoria (foto) perceberam a necessidade de se reinventar para seguir oferecendo apoio de maneira virtual. “Nossa intenção é fortalecer os servidores mediante o auxílio no desenvolvimento de recursos físicos, psíquicos e sociais, favorecendo a manutenção de sua qualidade de vida e bem-estar durante esse difícil período pelo qual estamos passando”, diz ela. As psicólogas Cyntia Perovano, Milena Fiorim, Roberta Alvarenga e Solange Vianna, e as assistentes sociais Flávia Pavan e Vânia Seidler (foto) integram a equipe.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda, as ações, que já tinham grande alcance quando aconteciam de forma presencial, ultrapassaram fronteiras e ressignificaram os conceitos de tempo e espaço. “O acolhimento psicossocial realizado pela Progep, por meio da DAS, mostrou-se da maior importância, ainda mais em face do novo contexto de afastamento social permeado por medo e insegurança sobre o futuro. Nosso objetivo sempre foi ofertar recursos e estratégias para que o servidor busque seu equilíbrio e bem-estar biopsicossocial”, explica.

Resultados

De abril a novembro de 2020, a DAS registrou cerca de 400 participações de servidores nas ações do Pausa Consciente, projeto que teve início durante a pandemia e acontece via plataforma Zoom, de forma síncrona. Todas as quintas-feiras, são oferecidas orientações relacionadas à saúde mental e física, ao desenvolvimento de habilidades manuais e intelectuais e às boas práticas para uma vida saudável, por meio de oficinas, vivências e técnicas de psicoeducação.

Já o Serviço Psicossocial atendeu, virtual ou presencialmente (quando houve necessidade) 1.138 servidores que solicitaram auxílio. O setor é responsável por promover ações e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos membros da comunidade universitária, contribuindo na resolução de questões que possam estar interferindo na vida funcional dos servidores.

Orientações sobre educação financeira, uso das tecnologias para fortalecimento dos vínculos e relacionamentos e consciência emocional, além de técnicas de autocuidado e autotranquilização estão entre os 38 vídeos produzidos de abril a novembro pelo Serviço Psicossocial. Os materiais foram compartilhados via Whatsapp pelas psicólogas e pelas assistentes sociais da DAS e disponibilizados no canal do Youtube da TV Ufes (https://cutt.ly/8h1mN6A) e no site da Progep (https://progep.ufes.br/trabalho-remoto-covid19), além de serem publicados no Instagram e no Facebook da TV Ufes. No total, cerca de 15 mil pessoas já tiveram acesso às publicações.

Orientações

A DAS organizou, ainda, folder (https://cutt.ly/zh1ReAv), cartilhas e reformulou cursos para oferecer orientações aos servidores durante o isolamento. Cartilhas produzidas por instituições como Organização Mundial da Saúde (OMS), Força Tarefa PsiCOVIDa (Conhecimento científico a favor do bem-estar) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também foram disponibilizadas na página da Progep (https://cutt.ly/Kh1Rdhq). Os materiais tratam de temas como saúde física e mental em tempos de pandemia, estresse, trabalho remoto, habilidades sociais e comportamento das crianças.

Já o curso PVA é oferecido desde 2014 e, devido à pandemia, foi reformulado para ser ministrado de maneira remota. A DAS realizou um encontro virtual, no qual foram abordadas temáticas sobre possibilidades para o período pós-carreira, mitos sobre o ato de se aposentar, redes de apoio, processo de envelhecimento, cuidados com a saúde, planejamento e organização financeira e legislação previdenciária.

A pró-reitora garante que a ideia é seguir com os atendimentos aos servidores no futuro. “Esperamos poder continuar acolhendo as pessoas em todas as suas dimensões e contribuir para a construção de novas formas de viver e de conviver, social e profissionalmente”, conclui Josiana Binda.

Texto: Adriana Damasceno

Publicado em 23 de Dezembro de 2020