MonitoraUfes está disponível para controle de sintomas e ocorrências de covid

formulário MonitoraUfes para controle de sintomas e ocorrências de covid-19 nos campi da Universidade já está disponível no site coronavírus.ufes.br. A partir desta semana, cartazes com o QRCode também serão distribuídos em pontos estratégicos dos campi para facilitar o acesso à ferramenta de monitoramento.

“O objetivo do formulário é o registro de ocorrência de sintomas respiratórios e dos resultados de testes antígeno ou RT-PCR, de modo a possibilitar o monitoramento de casos positivos de covid-19 na comunidade acadêmica. Essas informações vão nos subsidiar para indicar medidas à Administração Central, visando zelar pela saúde coletiva na Universidade”, afirmou Leila Massaroni, coordenadora do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes).

No formulário, são solicitadas informações sobre o grupo da comunidade universitária a que pertence a pessoa que está utilizando a ferramenta (docentes, técnicos-administrativos, terceirizados, estudantes ou outros); o campus de estudo ou trabalho; se a pessoa apresenta sintomas gripais e se realizou teste para covid-19, devendo indicar o tipo de teste (antígeno ou RT-PCR) e o seu resultado. Também há espaço para o registro de outras informações que a pessoa achar pertinentes.

Retorno às aulas

As aulas presenciais do primeiro semestre letivo de 2022 começaram nesta segunda-feira, 18. É obrigatório o uso de máscara de proteção facial em todos os locais fechados da Universidade, e em locais abertos em que não haja condições de manter o distanciamento social. Também há exigência do certificado de vacinação da comunidade universitária. Qualquer alteração nas regras em vigor depende de decisão dos Conselhos Superiores, sempre baseada em monitoramentos de dados da pandemia pelo COE.

Plano de Biossegurança da Ufes foi atualizado para o retorno presencial às atividades acadêmicas e administrativas com controle de riscos. “É importante destacar que a pandemia ainda não acabou. Apesar de todos os indicadores epidemiológicos estarem numa fase bem confortável, com número bem baixo em relação a outros momentos, as medidas de precaução ainda têm que continuar sendo mantidas”, lembra Massaroni.

Texto: Sueli de Freitas