Nota à comunidade sobre biossegurança no retorno ao ensino presencial

Prezados integrantes da comunidade universitária da Ufes,

Em primeiro lugar, desejamos que este retorno presencial revitalize todos os campi da nossa Universidade, trazendo a alegria do reencontro e novos estímulos para nossa produção. No dia 11 último, nossos servidores, exceto os que se enquadram em situações previstas em norma federal de maior vulnerabilidade, passaram a cumprir de forma presencial a totalidade da jornada de trabalho, e, a partir de 18 de abril, com o início das aulas do semestre letivo de 2022/1, teremos de volta mais de 20 mil estudantes.

Vivemos hoje um momento muito esperado e desejamos que ele aconteça em condições de segurança e tranquilidade. Por isso, cabe-nos, além de desejar boas-vindas a todas e todos, trazer alguns esclarecimentos a respeito dessa retomada, principalmente quanto às normas de biossegurança que estamos adotando neste período inicial, com base nas decisões dos Conselhos Superiores e nas recomendações do nosso Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus (COE-Ufes).

Como é de conhecimento público, o Governo do Espírito Santo adotou a decisão de supressão da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes internos e externos, à exceção das instalações da área de saúde. Também eliminou a necessidade de apresentação de certificado de vacina para ingresso em estabelecimentos.

A Reitoria da Ufes, entretanto, continua implementando as decisões tomadas pelos seus Conselhos Superiores, entre as quais o uso obrigatório de máscara de proteção facial em locais fechados, e em locais abertos em que não haja condições de manter o distanciamento social; bem como a exigência do certificado de vacinação da comunidade universitária.

Qualquer alteração das decisões em vigor será definida pelos Conselhos Superiores, sempre baseada em monitoramentos de dados da pandemia.

Tão logo tomou conhecimento da decisão de supressão da máscara, a Reitoria solicitou ao COE-Ufes que se manifestasse e recebeu a recomendação da importância de se manter o uso de máscara de proteção facial da forma aprovada pelo Conselho Universitário, devido a uma série de razões, entre as quais: recomendações especializadas, que consideram instituições de ensino locais sensíveis à proliferação do vírus; as atividades presenciais acadêmicas, suspensas há dois anos, que serão retomadas de maneira universal em 18 de abril de 2022 e trazem a necessidade de readequação comportamental e conformação espacial para a nova realidade de saúde pública; e a importância de se avaliar a efetividade das medidas preventivas na comunidade universitária e o novo comportamento social em situação de convívio presencial.

Portanto, somente com o retorno presencial pleno teremos condições de verificar seus impactos em relação à disseminação do novo coronavírus na comunidade Ufes. Para tal, vamos implementar nos próximos dias um sistema de monitoramento interno da covid-19, o MonitoraUfes, que estará disponível on-line, para obter informação sobre eventuais ocorrências de casos suspeitos e confirmados de covid-19 em nossa comunidade. Também continuaremos, por meio do COE-Ufes, monitorando os dados gerais da pandemia, para subsidiar a segurança das decisões, com a cautela que a preservação da vida exige. Outras fontes de dados são os pontos de testagem instalados na Ufes: um no campus de Goiabeiras, outro em Alegre e, em breve, em São Mateus.

Fazemos um apelo para que as normas de biossegurança adotadas pela Ufes sejam cumpridas. Estamos certos de que, com a participação efetiva de toda a comunidade universitária, seja mantendo os órgãos gestores da pandemia na Ufes informados sobre a ocorrência de casos de contaminação, seja com o compromisso de todas e todos na adoção de comportamentos de prevenção recomendados, seja não negligenciando o processo de vacinação, daremos passos importantes para a promoção de um ambiente seguro que nos permita avançar para nova fase do Plano de Contingência e para a superação efetiva da pandemia.

Desejamos um excelente retorno ao presencial e que possamos fazer do nosso reencontro mais uma alavanca de fortalecimento da Ufes.

Reitor
Paulo Vargas

Vice-reitor
Roney Pgnaton

Veja abaixo as recomendações do COE, emitidas no dia 12 de abril de 2022:

a) Uso obrigatório de máscara de proteção facial em locais fechados, e em locais abertos quando houver aglomeração;

b) Uso obrigatório de máscara de proteção facial nos ambientes de assistência à saúde, conforme previsto na Portaria nº 060-R/2022-SESA;

c) Especial atenção para a manutenção da utilização de máscara por pessoas do grupo de risco, de acordo com a Instrução Normativa nº 90/2021-ME;

d) A orientação de uso de máscaras deve ser reforçada nas seguintes situações: pessoas com sintomas de resfriado comum ou síndrome gripal; populações mais vulneráveis à covid-19, como pessoas não vacinadas e imunossuprimidos;

e) Dispensar do uso obrigatório de máscara às pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que impeçam de fazer uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, de acordo o Art.3º, §7º da Lei nº 14.019/20;

f) Manutenção das medidas de precaução tais como: higienização das mãos, evitar aglomeração de pessoas e adoção da etiqueta respiratória;

g) Adoção preferencial de ventilação natural; e

h) Manutenção do monitoramento da covid-19 na Ufes.

Publicado em 13 de abril de 2022.