Nova chamada para cadastro de inclusão digital será divulgada até 29 de janeiro

A Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicará na próxima semana o terceiro edital de Chamada de Cadastro para Auxílio Inclusão Digital Emergencial, em consonância com o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), previsto no Plano de Contingência da Ufes.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, informa que o edital visa “identificar a demanda existente e oportunizar ações de inclusão digital aos estudantes da Ufes ingressantes no semestre especial 2020/2, regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação, com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita, e que não possuam acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet”.
O Auxílio Inclusão Digital Emergencial, conforme diretriz a ser apresentada no edital, será concedido em duas modalidades:
Auxílio internet: com fornecimento de pacote de dados móveis (chip de operadora) por meio do projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação, e
Auxílio equipamento: mediante doação e/ou empréstimo de equipamentos por meio do projeto de extensão Solidariedade Digital.
Entenda o projeto
Segundo o pró-reitor, o edital a ser publicado dará sequência ao projeto de inclusão digital iniciado no semestre especial 2020/1 (ocorrido entre setembro e dezembro de 2020), a fim de viabilizar condições para todos os estudantes da Ufes participarem das atividades propostas pelo modelo do Earte. Por meio de duas chamadas de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial, foram concedidos 1.600 auxílios internet e 3.505 auxílios equipamento aos estudantes de graduação e de pós-graduação.
O novo edital, conforme explicou Gustavo Forde, abrangerá somente os equipamentos do projeto de extensão Solidariedade Digital, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, que já arrecadou 200 máquinas (notebooks e desktops) e computadores da própria Ufes, os quais serão doados e/ou emprestados aos estudantes. Todos os equipamentos destinados ao próximo edital foram revisados pelos integrantes do projeto de extensão Solidariedade Digital, receberam softwares básicos e estão em plenas condições de uso. A expansão do número de alunos incluídos digitalmente dependerá de novas doações, além da viabilização orçamentária para essa ação.
A Reitoria avaliará a possibilidade de publicação de um segundo edital para os demais estudantes de graduação e de pós-graduação que não forem contemplados pelo primeiro edital deste período letivo, a depender da disponibilidade de recursos após aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021. O projeto de lei depende de aprovação do Congresso Nacional, o que deve ocorrer durante o mês de fevereiro. Nele, está projetada uma redução orçamentária importante, o que, consequentemente, trará limitações às ações da Universidade.
A Administração Central da Ufes está empenhada em assegurar que as atividades da Universidade transcorram da melhor forma possível e vem atuando com os parlamentares para evitar o corte no orçamento previsto na proposta do governo federal, que retira, em 2021, mais de R$ 1 bilhão de todas as instituições federais de ensino superior em relação ao ano de 2020.
Leia também:
Distribuição de chips para alunos contemplados pelo auxílio inclusão digital começará em fevereiro
Publicado em 22 de Janeiro de 2021.