O trabalho do assistente social durante a pandemia será tema de evento nesta quinta, 27
O Grupo de Estudos dos Fundamentos da Política Social e Serviço (Lótus), vinculado ao Departamento de Serviço Social da Ufes, e o Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo (Cress-ES) realizam nesta quinta-feira, 27, o seminário O trabalho profissional do assistente social no Espírito Santo no contexto da covid-19. O objetivo é analisar a realidade de trabalho dos profissionais assistentes sociais atuantes no estado, em tempos de pandemia.
A abertura das atividades acontece às 14h30, com uma mesa redonda sobre o tema central do seminário. Participarão dos debates a professora do Departamento de Serviço Social da Ufes e coordenadora do Grupo Lótus, Andrea Dalton; a conselheira e presidente do Cress/ES, Sabrina Nascimento; e o conselheiro do Cress/ES e assistente social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Carlos Augusto Costa. A mediação será feita pela assistente social e pesquisadora Naara Campos.
Das 15 horas às 16h30, será realizada a palestra Trabalho profissional do assistente social no Espírito Santo no contexto da covid-19: competências e atribuições profissionais, com a participação da professora do Departamento de Serviço Social da Ufes e pesquisadora Jeane Andrea Silva; da agente fiscal do Cress/ES Sislene Gomes; e da assistente social da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e pesquisadora Roberta Rangel.
O seminário faz parte da programação do XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, que acontece até esta sexta, 28.
Informações sobre o seminário e inscrições estão disponíveis no site http://www.cress-es.org.br. O evento será on-line, com transmissão pelo canal do Cress-ES no YouTube.
Parceria
O seminário é uma das ações conjuntas realizadas entre o Grupo Lótus e o Cress/ES, que recentemente estabeleceram parceria por meio de um projeto de extensão vinculado à Ufes. Intitulado Os fundamentos do trabalho da/o assistente social no Estado do Espírito Santo em tempos de pandemia, o projeto tem como finalidade propor pesquisas e ações voltadas para os assistentes sociais atuantes no estado por meio de duas frentes: analisar a realidade do trabalho profissional no Espírito Santo, a partir dos dados da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi), e identificar demandas para propor ações de formação a serem executadas pelo Lótus em parceria com a Cofi.
Conforme informações do Cress/ES, o projeto busca ainda contribuir com o debate dos fundamentos do Serviço Social no contexto da pandemia do coronavírus, visando fortalecer a profissão e os profissionais na perspectiva de busca de estratégias coletivas de formação e de investigação condizentes com a realidade da profissão no estado.
Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho
Publicado em 26 de maio de 2021.