Período de ajuste de matrícula começa nesta terça, 23. Prazo vai até 26 de fevereiro

Começa nesta terça-feira, 23, o período de ajuste de matrícula relativo ao semestre letivo especial 2020/2, iniciado em 1º de fevereiro. Os estudantes poderão alterar a matrícula feita inicialmente, solicitando o ingresso em novas disciplinas ou cancelando a matrícula em disciplinas nas quais estejam matriculados, até sexta-feira, 26 de fevereiro. Clique aqui e acesse o calendário acadêmico do período.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nesta segunda etapa, estão sendo ofertadas mais 4.993 novas vagas em 333 novas turmas.

O ajuste de matrícula deve ser feito por meio do Portal do Aluno. As solicitações serão processadas nos dias 1º e 2 de março, e o estudante poderá conferir o resultado no dia 3 de março, também no Portal do Aluno.

Aulas

Neste segundo semestre letivo especial de 2020, as aulas para a maioria dos cursos continuam sendo ministradas no modelo Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes. Desde o dia 14 de janeiro, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) vem divulgando boletins quinzenais, mantendo a recomendação de que a Universidade permaneça seguindo a fase 2 de seu Plano de Contingência, segundo a qual as atividades administrativas e acadêmicas ocorrem prioritariamente de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente e nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes.

Informações e orientações sobre o modelo de ensino remoto adotado pela Universidade estão disponíveis em um hotsite sobre o Earte, que pode ser acessado a partir do banner posicionado no canto superior direito do portal da Ufes ou diretamente pelo endereço https://earte.ufes.br/. O ambiente possui links para acesso às normas de implantação do Earte na graduação e na pós-graduação, e a orientações para docentes, além dos planos de Contingência e de Biossegurança da Ufes, aprovados pelo Conselho Universitário.

Até o momento, 18.303 estudantes de graduação estão matriculados em cursos presenciais da Ufes, sendo que 2.371 ingressaram neste semestre (2.107 por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu e 264 pelo Processo Seletivo de Vagas Surgidas – PSVS).

As aulas do semestre letivo especial 2020/2 vão até o dia 15 de maio.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 22 de Fevereiro de 2021.