Pesquisa busca identificar desafios para a educação especial durante a pandemia

Uma consulta on-line que está aberta até o próximo dia 20 busca identificar os desafios de escolas e de professores para assegurar o pleno desenvolvimento de estudantes da educação especial em tempos de pandemia da COVID-19. Professores de todas as áreas do conhecimento podem responder à pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia pela internet (confira o link abaixo), cujos resultados objetivam oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas visando ao aperfeiçoamento da educação especial. O estudo busca assinalar estratégias que estão sendo adotadas nas escolas para que seja assegurado o direito à educação na perspectiva inclusiva.

De acordo com o professor Douglas Ferrari, do Centro de Educação da Ufes e um dos pesquisadores do projeto, são mais de 1,25 milhão de estudantes público-alvo da educação especial no Brasil. “É um número expressivo de matrículas na educação básica, sendo que a maioria (87,1%) estuda em classes comuns”, observa. Ele aponta que, no contexto da pandemia, as desigualdades têm se aprofundado e destaca que a preocupação dos pesquisadores do projeto é de que elas se ampliem ainda mais. “É o nosso receio”, assinala.

Os pesquisadores salientam preocupação com a condição escolar dos alunos da educação especial. Para eles, esses estudantes enfrentam inúmeras barreiras para acessar e permanecer nas instituições de ensino e, assim, terem assegurado o direito à educação. O grupo de pesquisa tem a expectativa de que o estudo identifique as diversas práticas que são desenvolvidas em diferentes regiões do país. A proposta, segundo Douglas Ferrari, é que os resultados contribuam para o compartilhamento de diferentes experiências escolares e para o debate na sociedade sobre o tema.

O questionário, também traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acessível para pessoas com deficiência visual, compõe uma pesquisa mais ampla sobre as atividades docentes em tempos de isolamento social e sobre as expectativas para o período pós-pandemia. Entre os dias 30 de abril e 10 de maio, foi realizada a primeira consulta on-line, que contou com a participação de mais de 14 mil docentes de todo país. Os resultados estão disponíveis no primeiro informe (https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1) da pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

A pesquisa atual, com abrangência nacional, é desenvolvida por meio de parceria entre a Ufes, a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). O estudo é desenvolvido pelos pesquisadores Douglas Ferrari; Kate Kumada (UFABC); Adriana Pagaime e Amélia Artes (FCC); e Rosângela Prieto e Silvana Drago (USP).

Serviço

Link do questionário: https://pt.surveymonkey.com/r/PesquisaInclusaoEscolar
Período de coleta das respostas: 10 a 20 de julho de 2020
Mais informações: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/professora-or-participe-da-consulta-on-line-e-conte-sobre-seu-trabalho-com-os-alunos-publico-alvo-da-educacao-especial
Contato: pesquisainclusaoescolar [at] gmail.com

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Publicado em 13 de julho de 2020.

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