Pesquisadoras apresentam na Escócia estudo sobre a prática de serviço social pós-covid

Pesquisadoras da Ufes apresentam na segunda-feira, 28, em uma conferência on-line na Escócia, um estudo sobre a prática de serviço social pós-covid-19, desenvolvido em parceria com a Universidade de Robert Gordon (RGU, sigla em inglês), da Escócia, e a Universidade de Loyola (LC), da Índia. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Social Work Futures? (em português, Futuro do Serviço Social?), da Universidade Caledônia de Glasgow, e tem como tema central Qual serviço social o mundo precisa agora?.

O artigo Prática de serviço social após a pandemia de Covid: Redescobrindo a importância da intervenção macro, que será apresentado no evento às 16 horas (horário de Brasília), reflete sobre a necessidade de ações macroestruturais no desenvolvimento, na implementação e na avaliação de políticas públicas para incidir sobre a desigualdade social que aumentará no pós-pandemia.

Isso porque o impacto a longo prazo para alguns grupos - como famílias pobres, crianças, idosos, grupos étnicos e imigrantes - será mais intenso e desproporcional. Desse modo, há rebatimentos para o exercício profissional de assistentes sociais em todas as políticas sociais.

“Temos um grande desafio para o serviço social ao redor do mundo. A crise sanitária, decorrente da pandemia por covid-19, está inserida em um contexto mais amplo e complexo de agravamento da crise econômica, com medidas neoliberais de austeridade que vêm desmantelando as diversas políticas sociais, especialmente no campo da saúde e assistência social. Nesse contexto, os assistentes sociais precisam rediscutir a atuação profissional sob uma perspectiva ética, considerando que a profissão tem diferentes influências e projetos, como no caso do Reino Unido, Índia e Brasil. Entender os problemas que cada um enfrenta e como o serviço social atua, principalmente na área da saúde, é tarefa mundial”, avalia a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) Fabiola Leal, uma das participantes da conferência.

Lições

Para o professor Gary Spolander, da RGU, o futuro exige que pensemos sobre como a pandemia exacerbou as desigualdades existentes entre e dentro de nossas sociedades e as implicações para as comunidades e aqueles que vivem nelas. “A profissão precisa considerar o impacto sobre os usuários dos serviços e a profissão e quais lições precisam ser aprendidas com a pandemia e os tempos difíceis que antecedem".

Também participa da pesquisa e da conferência a professora do PPGPS-Ufes Maria Lúcia Garcia. O estudo faz parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Universidade, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fomenta a produção de eventos, conferências e pesquisas com universidades estrangeiras.

Interessados em participar do evento podem se inscrever no site EventBrite. A taxa de inscrição custa £10 (cerca de R$ 70), e as apresentações são em inglês.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista em projeto de Comunicação)
Imagem: Site EventBrite

Publicado em 25 de junho de 2021.