Pesquisadoras da Ufes integram Rede de Mulheres Cientistas para enfrentamento da pandemia

Ao menos oito pesquisadoras da Ufes já se integraram à Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, lançada nesta segunda-feira, 19, com o objetivo de atuar no enfrentamento à pandemia da covid-19 com foco nas políticas públicas de amparo às populações vulneráveis. “As mulheres pobres, negras e moradoras de periferias são ainda mais fortemente afetadas pela pandemia, seja em função da própria crise sanitária, seja em decorrência da crise econômica, da suspensão das aulas nas escolas, da intensificação da violência doméstica, da restrição ao acesso a tratamentos de saúde ou a medidas relacionadas à saúde reprodutiva”, diz a carta de lançamento da Rede.

A articulação, segundo a professora da Ufes Ethel Maciel, surgiu a partir de pesquisadoras que estão à frente de sociedades científicas e ganhou rápida adesão no meio acadêmico. “A ideia é trabalhar no nível político, buscando garantir mais igualdade para a população feminina, e também estimular e colaborar com estudos acadêmicos sobre os impactos da pandemia para as mulheres”, afirma Ethel Maciel.

A Rede elegeu seis grandes temas em torno dos quais vai atuar: saúde; violência; educação; assistência social e segurança alimentar; trabalho e emprego; e moradia e mobilidade. “As propostas para essas políticas já estão prontas. Há muito acúmulo de conhecimento, produção altamente qualificada e experiências em torno desses seis temas. O que queremos com nossa articulação é levar essas respostas para o centro do debate público, buscando uma abordagem integrada em torno das necessidades cotidianas das mulheres”, dizem as signatárias da carta de lançamento.

A Rede pretende trabalhar com gestores, em diferentes níveis da federação, oferecendo conhecimento técnico, sob a forma de cartilhas e protocolos, para ampliar a capacidade de resposta dos órgãos públicos nas seis áreas elencadas. Também quer ampliar o debate sobre esses temas envolvendo jornalistas, associações de mulheres, Ministério Público, movimentos feministas, Poder Legislativo e outros espaços sociais.

Integrantes

Mil mulheres já se integraram à Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Da Ufes, fazem parte as pesquisadoras: Eliana Caser (Medicina), Erineusa Maria da Silva (Educação Física), Ethel Leonor Maciel (Enfermagem) Euzeneia Carlos (Ciências Sociais), Mariane Lima de Souza (Psicologia), Rita de Cássia Duarte Lima (Saúde Coletiva), Rosana Suem Tokumaru (Psicologia) e Tatiana Aparecida Ferreira Doin (Administração Pública).

Para aderir à Rede, basta preencher o formulário disponível aqui.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: mulherescientistas.org

Publicado em 19 de abril de 2021.