Pesquisadores indicam materiais sobre a COVID-19 para pessoas com deficiência

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) lançou um documento em que orienta pessoas com deficiência em relação à COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus, Sars-CoV-2).

O documento aborda os seus direitos dessa população e traz orientações uma coleção de links e materiais que podem ser acessados, tratando de diversos tipos de deficiências. Acessibilidade, comunicação alternativa com pacientes internados, informações sobre o vírus e a doença em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e materiais pedagógicos para crianças com deficiência.

Sugestões para o público em geral, que também podem ser interessantes para este grupo, também são listadas na publicação. Há dicas culturais, de educação, de fontes de informação confiáveis para acompanhar novidades sobre a COVID-19 e pesquisas.

A publicação foi preparada pelo professor Leonardo Santos Amâncio Cabral, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração de docentes de diversas instituições, entre eles a professora Simone Aparecida Fernandes Anastácio, do Departamento de Química e Física do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Ufes (campus de Alegre) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

Confira o documento em anexo.