Planetário de Vitória promove oficinas e projeções virtuais para crianças. Veja a programação

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a impossibilidade de abertura ao público, os coordenadores do Planetário de Vitória têm organizado diversas atividades virtuais voltadas para crianças da educação infantil e do ensino fundamental. A programação conta com oficinas e projeções gravadas, que acontecerão até a próxima terça-feira, dia 28. As atividades têm início sempre às 14 horas e podem ser acompanhadas por meio do canal do Planetário no YouTubeVeja a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Nas oficinas, os participantes conhecerão as fases da lua por meio da utilização de biscoitos recheados, pratos, colheres, papel, caneta, tesoura, régua e fita crepe (dia 22); refletir sobre a localização espacial e a relação com a sociedade e a natureza, usando papel, cola, lápis de cor, canetinha, cartolina e fita (dia 24); e construir um astrolábio caseiro com papel, papelão, canudo, linha, cola, fita adesiva e um transferidor de ângulos (dia 28). O astrolábio é um dos mais importantes instrumentos da história da navegação astronômica.

Durante as projeções, também chamadas de sessões de planetário, serão exibidas uma viagem pelo sistema solar, com a visualização de planetas, órbitas e conhecimento da lua como satélite natural (dia 23); e imagens mostrando o céu totalmente limpo, algo que foge da realidade da grande maioria da população, principalmente nas grandes cidades (dia 27).

25 anos

O Planetário de Vitória foi inaugurado no dia 23 de junho de 1995, no campus de Goiabeiras da Ufes, e realiza suas atividades por meio de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Vitória. Em seus recém-completados 25 anos de existência, o espaço segue com o objetivo de ensinar, divulgar e popularizar a astronomia e ciências correlatas, proporcionando projeções do universo e conhecimentos astronômicos de forma acessível a todos os públicos.

Na Ufes, o espaço está vinculado ao Centro de Ciências Exatas (CCE) e tem como diretor-técnico o professor Sérgio Bisch, do Departamento de Física. Na Prefeitura de Vitória, o Planetário é ligado à Secretaria Municipal da Educação (Seme).

Os atendimentos agendados e abertos ao público estão suspensos desde o dia 18 de março, seguindo as recomendações da Resolução nº 4/2020 do Conselho Universitário. Até o momento, não há previsão de retorno às atividades presenciais. As ações do Planetário de Vitória podem ser acompanhadas no perfil https://www.instagram.com/planetariodevitoria/.

Texto: Adriana Damasceno, com informações do Planetário de Vitória

Publicado em 21 de julho de 2020.