Portal Edutics, de auxílio a atividades remotas, disponibiliza vídeos com tradução em Libras
O portal Edutics, que reúne materiais de apoio ao desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto e Emergencial (Earte) adotado pela Ufes, passou a disponibilizar suas ferramentas em vídeo com versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os recursos são produzidos pelo Setor de Tradução e Interpretação em Libras (STIL) da Universidade e por intérpretes atuantes nos campi de São Mateus e Alegre.
Os primeiros materiais a contarem com tradução em Libras foram os tutoriais sobre as ferramentas e aplicativos do GSuite for Education. No total, são 95 vídeos compartilhados, destinados a professores e a estudantes. Também há vídeos em Libras sobre a produção de videoaulas.
Veja também: Professores e estudantes contam com portal para suporte técnico às aulas remotas
As traduções iniciaram em 17 de julho e têm como foco reforçar ações de acessibilidade no contexto de ensino remoto. “O projeto colabora com o Earte na medida em que torna acessíveis todos os tutoriais para professores, servidores e alunos”, explica a coordenadora de gestão e diagramação do Laboratório de Design Instrucional (LDI), Letícia Pedruzzi.
Os tutoriais foram produzidos pelo LDI da Superintendência de Educação à Distância (Sead). As edições são realizadas pelo assistente de audiovisual da Sead e organizador do projeto, Luiz Gustavo Casagrande da Silva, com a coordenação da professora do Departamento de Desenho Industrial e integrante do LDI Priscilla Maria Cardoso Garone.
Acervo digital
O portal Eductics é uma ferramenta de apoio ao Earte e disponibiliza videoaulas, artigos, podcasts, livros digitais, entre outros recursos. A proposta é construir um acervo digital para auxiliar professores, estudantes e mediadores (tutores) nas suas atividades didático-pedagógicas remotas, como parte da implantação do Plano de Contingência para retomada das atividades acadêmicas da Ufes.
Coordenado pela Sead, o conteúdo reunido no Portal Edutics é aberto e gratuito. O acervo já conta com 45 recursos, e novos conteúdos são disponibilizados regularmente.
Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho e Lidia Neves
Publicado em 22 de Setembro de 2020.