Proaeci divulga Plano de Atendimento e Acompanhamento de Inclusão Digital

A Administração Central da Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), elaborou um Plano de Atendimento e Acompanhamento de Inclusão Digital de estudantes da Universidade. O documento tem o objetivo de demonstrar o que será ofertado para contribuir com a inclusão digital dos estudantes de graduação e de pós-graduação ingressantes neste semestre especial 2021/1, e para os alunos assistidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes).

O Plano (veja arquivo anexado abaixo) detalha as modalidades de auxílios ofertados (Auxílio-Internet, Auxílio-Equipamento e Auxílio-Acessibilidade), as formas como podem ser concedidos (pecúnia, doação ou empréstimo), os procedimentos para cadastro de estudantes para concessão dos auxílios e os procedimentos adotados para declaração e comprovação de renda por parte dos discentes que se candidatarem a receber os auxílios.

Também estão explícitos no documento os critérios de classificação para os alunos de graduação e pós-graduação, e para os estudantes com deficiência.

O plano foi elaborado em atendimento à Resolução n° 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Earte

Os auxílios de inclusão digital começaram a ser ofertados pela Ufes em agosto de 2020, quando foram lançados dois editais para o cadastro de estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que não dispunham de acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet. Em paralelo, também foi lançado um edital para cadastrar alunos com deficiência que necessitem de recursos de acessibilidade digital.

O objetivo foi identificar a demanda existente a fim de oferecer condições para que esses discentes pudessem desenvolver as atividades acadêmicas a serem realizadas no âmbito do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).

Na última segunda-feira, 14, a Proaeci publicou três novos editais para estudantes se cadastrarem no Auxílio Inclusão Digital Emergencial, voltados aos alunos  que ingressaram no semestre 2021/1. O período de inscrição vai de até o dia 27 de junho.

Essa é a quarta chamada aberta pela Universidade para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. Até o momento, foram disponibilizados 3.767 auxílios para equipamento, 1.683 para o auxílio internet e, por meio do projeto Alunos Conectados (do Ministério da Educação, sob coordenação da Proaeci), distribuídos 1.020 chips de celular.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 18 de junho de 2021.