Professores e estudantes contam com portal para suporte técnico às aulas remotas

mãos digitando no computador

Pensando em aprimorar a inclusão e a acessibilidade digital no desenvolvimento das atividades acadêmicas durante o Ensino-Aprendizagem Remoto, Temporário e Emergencial (Earte), a Universidade lançou o portal earte.atendimento.ufes.br. O suporte atende a professores e estudantes de todos os campi da Ufes.

O apoio técnico é realizado por um dos 469 bolsistas selecionados a partir do edital Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE), lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Cada atendente é acompanhado por um orientador, que auxilia na execução das atividades inerentes ao projeto.

No portal de atendimento, é gerado um número (ticket), pelo qual o usuário poderá solicitar e acompanhar o seu chamado (veja o tutorial neste link).

O atendimento visa solucionar questões referentes a: uso de ferramentas de webconferência, edição de textos, uploads de arquivos, planilhas eletrônicas e apresentações de slides; plataformas de ensino, agenda, Moodle e G-Suite for Education; utilização de softwares gratuitos que permitem gravação de tela e transmissão ao vivo em streaming; e esclarecimento de dúvidas sobre as atividades de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais.

A professora do Departamento de Comunicação Lygia Muniz já conta com o suporte e relata que o atendimento tem auxiliado a dar agilidade às aulas e a aumentar sua familiaridade com as ferramentas digitais disponibilizadas. “Se não tivesse esse apoio, seria mais difícil dar aula, já que toda ela é organizada em um ambiente diferente do que estamos acostumados no ensino presencial”, explica.

Bolsas

A seleção dos bolsistas foi realizada por comissões instituídas em cada unidade organizacional da Universidade. Os critérios para a escolha levaram em consideração a condição socioeconômica do candidato e o seu mérito acadêmico. No total, foram 1.447 concorrentes.

As bolsas PaEPE, que tradicionalmente eram direcionadas à monitoria de disciplinas e a projetos especiais, foram readequadas para dar suporte ao Earte, explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Faleiros. “O edital também visou à permanência dos estudantes por meio das bolsas, já que os critérios relacionados à vulnerabilidade socioeconômica compõem peso significativo no cálculo de classificação dos estudantes”, acrescenta.

Para solicitar um atendimento, clique aqui.

Acessibilidade

Além dos bolsistas selecionados a partir do edital (PaEPE), a comunidade acadêmica conta com 25 bolsistas-monitores do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). Eles também atuam nos quatro campi da Universidade e têm a finalidade de atender as necessidades de estudantes que possuem alguma deficiência (surdez, autismo, deficiência física, deficiência intelectual ou deficiência visual, entre outras), transtorno funcional (dislexia, disortografia, déficit de atenção ou déficit de atenção e hiperatividade, entre outros) ou altas habilidades/superdotação.

Esses monitores são selecionados por meio do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir), do Ministério da Educação, e podem ser requisitados por meio do endereço naufes.ufes [at] gmail.com.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Freepik

Publicado em 15 de Setembro de 2020.