Projeto Antissépticos doa 5 mil litros de álcool 70% ao Ministério Público Estadual nesta sexta, 18

Nesta sexta-feira, 18, a Ufes, por meio do Projeto de Extensão Antissépticosdoará ao Ministério Público Estadual os últimos cinco mil litros de antissépticos a base de álcool 70%, gel e glicerinado, produzidos nos laboratórios dos departamentos de Ciências Farmacêuticas, de Ciências Fisiológicas e de Morfologia da Universidade. A doação será repassada para as comunidades carentes da Região Metropolitana de Vitória assistidas pelo órgão.

O produto é um dos mais recomendados pelas autoridades sanitárias para a prevenção da COVID-19 por sua eficácia na higienização das mãos, ajudando na eliminação do microrganismo responsável pela propagação da doença.

Ao todo, foram produzidos 32 mil litros de antissépticos, divididos em 53 lotes, durante os seis meses de duração do projeto, o qual encerra suas atividades nesta sexta-feira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que controla os produtos e os serviços de saúde, autorizou o funcionamento do projeto por somente 180 dias.

Beneficiados

Diversos setores da sociedade capixaba foram contemplados pelo projeto. Dentre os que receberam gratuitamente os antissépticos estão presídios, casas de cuidados de longa duração, agricultores da zona rural de várias regiões, instituições públicas e filantrópicas que atendem a população e a pessoas em situação de vulnerabilidade social, comunidades carentes da Região Metropolitana de Vitória e instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), além da própria comunidade acadêmica da Ufes.

“Mais de 40 pessoas estiveram envolvidas diretamente, trabalharam muito e harmonicamente, com um ideal de realizar algo pelo coletivo. Foi uma experiência de crescimento para todos, e em vários aspectos, inclusive cidadania. Assim como em muitos outros projetos, a marca da Ufes está chegando a todos os cantos do estado. Neste caso, estampadas nas garrafas do álcool e mostrando o que é a extensão universitária e a Universidade Federal do Espírito Santo. Além da produção dos antissépticos, a Universidade comprou 25 mil litros de álcool puro e 40 mil garrafas”, explica o diretor de Gestão de Extensão e participante do projeto, Athelson Bittencourt.

O projeto teve o objetivo de atender uma demanda urgente de alguns setores da sociedade na aquisição de antissépticos a base de álcool, gel e glicerinado, para prevenir a proliferação do novo coronavírus. “Foi uma ação de impacto muito importante, visto que a assepsia é uma das principais armas para evitar a propagação da COVID-19”, completa Bittencourt.

Participantes

A equipe envolvida no projeto foi formada por representantes da Administração Central, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleo (Labpetro) e de outros departamentos de ensino. Os trabalhos foram coordenados pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Alexandre Santos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A iniciativa contou também com a parceria do setor privado, que contribuiu com doações.

Texto: Jorge Medina
Imagem: Projeto de Extensão Antissépticos

Publicado em 17 de Setembro de 2020.