Projeto Curumim encerra vacinação com primeira dose contra covid nesta sexta, dia 18

A aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 para crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos por meio do Projeto Curumim termina nesta sexta-feira, 18, quando também se encerra o período de inclusão de novos participantes no projeto. Para os interessados, a vacinação está acontecendo na sede do projeto Elsa, no campus da Ufes em Maruípe, sem necessidade de agendamento prévio.

Nesta quinta-feira, 17, o horário de atendimento é das 10 às 11 horas. Na sexta, 18, as doses serão aplicadas das 13 às 15 horas.

O Projeto Curumim é desenvolvido por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes/Ebserh) com apoio da Fiocruz/Insituto René Rachou, do Instituto Butantan e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O objetivo é estudar a eficácia, a imunogenicidade e a segurança da vacina inativada (Coronavac) contra SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes, em comparação com a vacina pediátrica da Pfizer.

Mais de mil pessoas na faixa etária contemplada pelo projeto já foram vacinadas para o estudo e nenhuma delas apresentou efeitos adversos graves. A próxima fase do projeto é a análise das amostras de sangue coletadas dos participantes da pesquisa.

A segunda coleta é feita 30 dias após a segunda dose. E a análise de eficácia (proteção) ocorrerá em 90 dias.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Camila Fregona

Publicado em 16 de março de 2022.