Projeto de extensão distribui cestas básicas e kits de higiene e proteção para famílias do Caparaó

Uma mulher, de máscara, entrega um pacote para uma senhora, também de máscara, à porta de uma casa

Um projeto de extensão vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), em Alegre, está promovendo campanhas de doação e prevenção ao coronavírus na região do Caparaó. A Ação Social entre Amigos, desenvolvida pelo grupo Ações de Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Região do Caparaó, já atendeu 218 pessoas, distribuindo cestas básicas, kits de higiene e kits de prevenção.

Ação Social entre Amigos iniciou no dia 25 de abril e tem como foco apoiar famílias de estudantes da rede pública que não receberam auxílio governamental ou de igrejas nos últimos dois meses. No total, foram distribuídas 42 cestas básicas, 42 kits de prevenção contra o coronavírus e 60 kits de higiene. Os produtos foram adquiridos por meio de doações ao projeto.

Cada cesta básica é composta por 13 gêneros alimentícios. Os kits de higiene contêm água sanitária e detergente e os de prevenção, cinco máscaras de tecido, álcool em gel e material educativo, que compreende um informativo sobre como utilizar e higienizar máscaras, um infográfico com dicas sobre preservação ambiental e uma cópia da cartilha Entenda o que é COVID-19 para se proteger, elaborada pelo grupo de extensão (clique no link para acessá-la).

“Durante a entrega das cestas, a equipe realiza a explicação do material educativo e solicita a colaboração das crianças para serem agentes multiplicadores da informação contida na cartilha”, explica a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Engenharia Rural, Camila Aparecida da Silva Martins.

Colaboradores

Ação Social entre Amigos conta com a participação de 14 colaboradores internos e 20 externos à Ufes. As ações foram desenvolvidas nos municípios de São José do Calçado, Ibatiba, Ibitirama e Guaçuí. O projeto é desenvolvido em parceria com professores do CCAE e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), do Instituto Federal do Espírito Santo de Ibatiba, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, da Universidade Federal do Mato Grosso, da Universidade Estadual de Minas Gerais e com membros da sociedade civil organizada. Os kits de higiene foram elaborados em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa).

Quem deseja colaborar com a campanha, por meio de doações, pode se informar por meio da página no Facebook ou Instagram do projeto. São aceitas doações por meio de transferência bancária (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) ou PicPay.

Confira outras cartilhas preparadas por grupos de pesquisa e de extensão da Ufes

Texto: Vinícius Fontana
Fotos: Professora Camila Martins

Publicado em 8 de Julho de 2020.