Projeto Orienta COVIDES amplia o atendimento para site e telefone

A equipe do Projeto Orienta COVIDES, que desenvolveu o aplicativo Orienta COVIDES com orientações gerais sobre a COVID-19, lançou nesta sexta-feira, 3, um site e um número de telefone para que a população possa se comunicar com médicos e enfermeiros do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) e com estudantes de Medicina e de Enfermagem da Ufes, para tirar dúvidas a respeito da doença e receber informações e orientações seguras. Assim como no aplicativo, o atendimento pelo site e pelo telefone é gratuito.

“Nós não substituímos consultas, mas esclarecemos, pelo site e por telefone, dúvidas sobre sintomas, cuidados com higiene, testes para a doença e a necessidade de procurar uma unidade de saúde, além de orientar e apoiar aqueles em sofrimento psíquico devido ao isolamento social ou por terem ficado doentes. Também pretendemos contribuir para identificar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade por falta de apoio familiar e comunitário”, explica a chefe da Unidade e-Saúde do Hucam, responsável pelo aplicativo, Carmen Barreira-Nielsen.

No site https://orientacorona.hucam.edu.br/, o atendimento ocorre todos os dias da semana, das 7 às 19 horas. Já o telefone 0800 042 0506 está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Adaptação

As ferramentas do Projeto Orienta COVIDES foram desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e adaptado para o Espírito Santo por meio de parceria com o Núcleo de Telessaúde do Hucam-Ufes.

O aplicativo Orienta COVIDES, lançado em maio, pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, também por meio do site https://orientacorona.hucam.edu.br/. Não é necessário fazer o download do app.

Pelo sistema, é possível identificar se o usuário pode receber uma orientação para se manter em casa ou se precisará de atendimento presencial. Caso o app identifique a necessidade de o usuário se deslocar para ser avaliado por um médico, automaticamente será sugerido o local mais próximo do usuário, considerando os serviços de pronto-atendimento, as unidades de saúde ou o pronto-socorro, dependendo do caso.

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 3 de Julho de 2020.