Projeto Solidariedade Digital entrega mais 258 equipamentos de informática para estudantes

Estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu selecionados por edital publicado pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e de Extensão (Proex) começaram a receber 231 equipamentos de informática, entre desktops notebooks, novos ou usados recuperados, na manhã desta segunda-feira, 15. Outras 27 máquinas serão repassadas aos alunos ao longo das próximas semanas, totalizando 258 aparelhos distribuídos neste semestre. A ação é parte do processo de inclusão digital promovido pelo projeto de extensão Solidariedade Digital, coordenado pelo pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto.

Atualmente, a Ufes tem quase 24 mil estudantes matriculados nos cursos de graduação e nos programas de mestrado e de doutorado nos quatro campi da instituição (Goiabeiras e Maruípe, na capital Vitória, e Alegre e São Mateus, no interior do estado). Segundo o coordenador, boa parte desses estudantes não tem acesso a equipamentos de informática e a softwares para produção e consumo de conteúdos disponíveis na internet. “No atual cenário, em que a pandemia suprimiu as possibilidades que são oferecidas pela Universidade em situação presencial, a falta de acesso à internet agrava ainda mais a desigualdade social verificada na sociedade brasileira e compromete o desenvolvimento de todos”, analisa ele, referindo-se aos equipamentos de uso coletivo disponíveis nos diversos laboratórios dos campi da Ufes.

A estudante do curso de Letras (licenciatura dupla em Português e Espanhol) Amanda Silva (foto) foi uma das primeiras a retirar sua máquina. Segundo ela, a falta de um equipamento de informática dificultava a realização das atividades acadêmicas durante o período especial de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). “Eu não tinha computador ou notebook para estudar. Agora terei uma estrutura melhor para poder fazer os trabalhos em casa”, conclui.

Inclusão

Criado em agosto de 2020, o Solidariedade Digital tem como finalidade fortalecer o engajamento da comunidade universitária e da sociedade na adoção de soluções para a área de educação, promovendo a inclusão digital de alunos que fazem parte do programa de assistência estudantil da Ufes.

Na terceira chamada de inscrições nos editais de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial (publicados em fevereiro), 254 estudantes da graduação manifestaram interesse em receber equipamentos de informática. Da pós-graduação, quatro estudantes solicitaram as máquinas. As chamadas anteriores já entregaram 3.400 equipamentos para alunos de graduação e 107 para a pós-graduação.

Rodrigues Neto destaca que a campanha de doações promovida pelo projeto Solidariedade Digital surge como recurso complementar a outras iniciativas da Administração Central para garantir mais agilidade ao processo de inclusão digital dos estudantes assistidos pela Ufes. Dentre as ações em estudo, estão a cessão de equipamentos da própria Universidade e o pagamento de auxílios para aquisição de equipamentos, além do provimento do acesso a pacote de dados de internet. “O objetivo é minimizar os prejuízos que esses estudantes, mais do que os demais, vivenciam por não terem acesso às ações de apoio pedagógico que vêm sendo desenvolvidas durante o Earte”, conclui.

O projeto de extensão Solidariedade Digital conta com atuação da Proex, da Superintendência de Comunicação (Supec), da Proaeci e do Centro Tecnológico (CT), e apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). Interessados em doar máquinas podem entrar em contato com o projeto de extensão pelo e-mail solidariedadedigital [at] ufes.br.

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Proex

Publicado em 15 de março de 2021.