Projeto Universo no Parque realiza palestra sobre covid-19 neste sábado, 14

Covid-19: de onde veio, como estamos e para onde vamos é o tema da palestra que será ministrada neste sábado, 14, pelo médico e professor José Geraldo Mill. O evento é gratuito e faz parte do projeto Universo no Parque, realizado pelo Departamento de Física da Ufes.

A palestra será transmitida pelo canal do Núcleo Cosmo-Ufes no YouTube, às 17 horas. Para acessar, basta clicar no endereço https://youtu.be/_mJUr3qkjLQ.

Atualmente, o professor Mill participa do estudo científico Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19, que está avaliando a efetividade da aplicação de meia dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz na população do município de Viana/ES. A pesquisa realizou a vacinação em massa com meia dose do imunizante em toda a população adulta de 18 a 49 anos do município, que não faz parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI), além de acompanhar a resposta imune e o sequenciamento genético da covid-19.

Mill também participou de pesquisas com servidores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) que tiveram covid, para saber a quantidade de anticorpos produzidos contra a doença. Outro trabalho em que o professor atuou foi na utilização de testes de espectroscopia por infravermelho para a realização de exames que identificam, de forma rápida e de baixo custo, as tendências e as reações em tempo real do novo coronavírus. Os resultados obtidos por esse procedimento forneceram dados importantes para o diagnóstico da doença, para o rastreamento da infecção em toda a população brasileira e para a verificação do número real de infectados.

Difusão da ciência

O Universo no Parque é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), que consiste em uma apresentação de 40 minutos sobre determinado tema, além de tempo livre para perguntas.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.cosmo-ufes.org/upo e no perfil do projeto no Instagram.

Perfil do palestrante

José Geraldo Mill possui doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Medicina pela Ufes. É professor do Departamento de Ciências Fisiológicas e docente permanente dos programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes. Coordena as linhas de pesquisa em Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares e Fisiopatologia Cardiovascular, com ênfase em estudos nas áreas de infarto do miocárdio e hipertensão arterial.

O professor também é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador do projeto Elsa (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) no Espírito Santo. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa no Hucam-Ufes.

Texto: Jorge Medina

Publicado em 12 de agosto de 2021.