Relatório aponta que 96% dos servidores da Ufes foram vacinados contra a covid

Do quantitativo total de servidores docentes, técnico-administrativos e estagiários da Ufes, 96% apresentaram comprovante de vacinação contra a covid-19. O percentual contempla todos os que comprovaram terem sido imunizados com o esquema vacinal completo (94,91%) e aqueles que tomaram a primeira dose (1,09%).

Os dados finais, consolidados em 14 de março, foram apresentados pela Comissão de Acompanhamento de Situação Vacinal Covid-19 – Ufes no Relatório Vacinal Completo, elaborado com base nos comprovantes de vacinação lançados pelos servidores no Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SREF).

Dos 3.398 servidores (excluídos os do Hospital Universitário e residentes, que apresentaram a comprovação à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh), apenas cinco, dentre os elegíveis para o trabalho presencial (os não elegíveis estão previstos no artigo 6º da Resolução 31/2021), não apresentaram até o momento o comprovante de vacina ou a justa causa por não tê-la tomado. Para estes casos, as chefias serão orientadas por ofício a incluir falta a partir deste mês de março e fazer um relato das orientações dadas aos servidores. Posteriormente, a Comissão submeterá o caso para apuração disciplinar.

Redução de riscos

A apresentação do certificado nacional de vacinação contra a covid-19 como exigência para o retorno presencial para todos os trabalhadores da Ufes foi definida pelo Conselho Universitário em sessão realizada em 25 de novembro de 2021, visando resguardar a saúde da comunidade universitária e reduzir os riscos de contágio pela pandemia da covid-19. A medida está expressa na Resolução 34/2021, que define detalhes sobre a obrigatoriedade da apresentação do certificado de vacinação para todos os membros da comunidade universitária. de

A Comissão de Acompanhamento de Situação Vacinal Covid-19 – Ufes, instaurada pelo reitor Paulo Vargas por meio de portaria em 13 de janeiro de 2022, passou a auxiliar na análise dos relatórios de vacinação das diversas unidades organizacionais da Ufes extraídos do SREF. O trabalho teve o objetivo de observar discrepâncias, corrigir eventuais erros sistêmicos e de lançamentos, e otimizar o tratamento dos dados, a fim de retratar o estágio vacinal dos trabalhadores. A equipe também realizou abordagens, buscando a conscientização por meio do diálogo com aqueles que ainda não haviam se vacinado.

Segundo o relatório, a primeira apuração, realizada em 19 e 20 de janeiro de 2022, apontou que 80% dos trabalhadores apresentaram seus comprovantes, demonstrando o pronto atendimento à medida de restrição adotada pelo Conselho.

Os membros da Comissão avaliam que “a trajetória adotada a partir das atuações, intervenções, diálogos estabelecidos com os trabalhadores e respectivas chefias imediatas foi exitosa e consubstanciada nos novos percentuais relativos à comprovação do esquema de vacinação. Os percentuais foram otimizados e chegaram ao patamar de 96%".

Texto: Thereza Marinho

Publicado em 29 de março de 2022.