Relatório apresenta experiências exitosas das universidades federais no combate à covid
Desde o início da pandemia de covid-19, as universidades federais brasileiras se apresentaram como um dos principais aliados da população no enfrentamento ao novo coronavírus. A partir de então, todas as atividades destacadas na pesquisa foram acentuadas, sem, contudo, comprometer o desenvolvimento permanente de soluções para garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade a serviço do Brasil.
Para documentar todas essas ações, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) produziu o Relatório Experiências Exitosas das Universidades Federais na Pandemia e o Repositório de Informações das Universidades Federais Relativas à Pandemia, com todas as experiências exitosas de combate à pandemia desenvolvidas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com o objetivo de proteger a comunidade acadêmica e a sociedade civil, uma vez que as universidades estão inseridas em todos os estados do país, num compromisso conjunto com a vida dos brasileiros.
Dentre as ações destacadas do relatório, estão: implantação de grupos de trabalho ou comissões para o enfrentamento da covid-19; elaboração de planos de contingência e implantação de comitês operativos de emergência; produção de toneladas de álcool 70%; desenvolvimento de novos testes sorológicos de baixo custo; lançamento de editais de inclusão digital para estudantes do ensino básico, graduação, pós-graduação e servidores; e desenvolvimento de inúmeros novos projetos de pesquisa e extensão sobre o coronavírus.
Mobilização
Na Ufes, as ações de enfrentamento à covid-19 tiveram início logo que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde. Em 13 de março de 2020, foi instituído o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), formado por especialistas de diversos setores, com o objetivo de nortear as decisões da Universidade, alimentar um site (https://coronavirus.ufes.br/) para disponibilizar à população informações confiáveis e seguras sobre a doença, acompanhar a evolução epidemiológica da covid-19 e colaborar com os órgãos oficiais da saúde para a prevenção da disseminação do vírus.
A partir daí, pesquisadoras, pesquisadores, docentes, equipe técnico-administrativa e estudantes se mobilizaram em centenas de iniciativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, que foram desenvolvidas com a proposta de contribuir para o enfrentamento à pandemia e atenuar seus impactos na população. Todas as ações da Universidade podem ser conhecidas no endereço eletrônico https://coronavirus.ufes.br/iniciativas.
Atualmente, a Ufes se prepara para o retorno das atividades acadêmicas de modo predominantemente presencial a partir do semestre letivo 2022/1, que se inicia em 18 de abril. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário que aprovou, por unanimidade, a migração para a Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes, em sessão extraordinária realizada em 18 de fevereiro.
Texto: Thereza Marinho, com informações da Andifes
Imagem: Andifes
Publicado em 25 de fevereiro de 2022.