Retorno presencial: veja como serão as atividades de ensino no semestre 2022/1

Promover um retorno seguro às atividades de ensino presenciais. Esse é o foco do trabalho da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes para o semestre 2022/1. A preparação incluiu o desenvolvimento de novas funcionalidades dentro do Portal do Aluno, bem como a aprovação de resolução pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que estabeleceu normas para o retorno.

As aulas serão realizadas majoritariamente de forma presencial. Entretanto, algumas disciplinas serão realizadas de forma remota, nos moldes já estabelecidos nos semestres anteriores. Essa será a regra para aquelas que são ministradas por docentes não elegíveis para o retorno presencial, como maiores de 60 anos ou que tenham comorbidades. Cada departamento deliberou sobre o formato de oferta das disciplinas e os respectivos planos de ensino.

Também poderão ser ofertadas disciplinas teórico-práticas ministradas por mais de um docente, de forma compartilhada. Os professores que fazem parte de grupos de risco participam das atividades teóricas de forma remota, e as práticas serão ministradas pelos demais docentes de modo presencial.

Estudantes matriculados nas disciplinas presenciais deverão comparecer às atividades a fim de obter a frequência mínima de 75% (não haverá transmissão de aulas presenciais).

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, afirma que a retomada ampla de atividades presenciais é um momento muito importante, de convívio entre estudantes, contato com docentes e ocupação dos espaços da Universidade. “De modo geral, estamos muito felizes com o retorno presencial, após dois anos, e esperamos que possamos ter uma retomada segura, seguindo os protocolos de biossegurança, com o uso apropriado de máscaras”, destaca.

Medidas de prevenção

Segundo a Resolução 4/2022, aprovada pelo Conselho Universitário em 1º de abril, o uso de máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca deve ser feito em locais fechados, e em locais abertos em que não haja condições de manter o distanciamento social.

Para que os estudantes tenham acesso às aulas presenciais, é necessário que apresentem o comprovante de vacinação contra a covid-19, ou a justa causa para a não vacinação (por meio de atestado médico). Esses documentos devem ser incluídos por meio do Portal do Aluno até o dia 10 de abril, durante o período de solicitação de matrícula nas disciplinas. “A apresentação do comprovante é uma forma de conscientizar o estudante sobre a importância de ir se vacinar”, ressalta Gontijo.

É necessário que os estudantes vacinados estejam com o esquema vacinal completo (duas doses). Os que receberam apenas uma dose ou vacina de dose única, podem incluir o comprovante no Portal, porém devem apresentar a certificação referente à segunda dose, posteriormente.

Após o dia 10 de abril, quando terá início o período de processamento de matrícula, não será possível incluir o comprovante no Portal. O sistema só será reaberto na etapa de reajuste de matrícula.

Caso o aluno decida não se vacinar de forma voluntária, poderá verificar com a coordenação do curso se haverá a oferta de disciplinas remotas ou trancar o curso pelo prazo de até 1 ano, sem necessidade de apresentação de justificativa, conforme Resolução 44/2021 do Cepe.

A pró-reitora lembrou que é possível também que haja estudantes com motivos pessoais relevantes que impeçam o comparecimento às aulas, como cuidado a parentes idosos com os quais coabitem. “Nestes casos, a Prograd recomenda que esses alunos busquem diretamente a coordenação dos seus respectivos cursos para avaliar a situação caso a caso e as possibilidades de matrícula”, orienta.

Casos positivos

Os estudantes também devem ficar atentos às recomendações do que fazer caso testem positivo para covid-19 após o início das aulas. Ao receber a confirmação, o aluno deve permanecer afastado das atividades presenciais pelo tempo estipulado em laudo médico.

Se houver dois ou mais casos confirmados em uma mesma turma, as aulas poderão ser ministradas de forma remota por até sete dias. Após esse período, os estudantes assintomáticos há mais de 24 horas poderão retornar às atividades presenciais.

Para saber mais sobre as normas para o retorno das atividades presenciais, leia também:

Conselho Universitário define regras para o retorno das atividades presenciais

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 7 de abril de 2022.