Saiba o que é lockdown. Ou: por que suspender atividades

“A melhor forma de prevenir os desdobramentos do novo coronavírus é reduzir a velocidade da sua disseminação. Atualmente, cada pessoa com COVID-19 contagia em média 2,74 indivíduos”, explica a professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes Maria Carmen Viana. Para que essa diminuição ocorra, diversos locais, incluindo órgãos públicos e universidades, entre elas a Ufes (http://coronavirus.ufes.br/conteudo/ufes-suspende-atividades-presenciais-partir-desta-terca-feira-17-de-marco), suspenderam suas atividades ou parte delas.

Fechamentos de prédios e universidades, bloqueios de ruas e suspensões de atividades são parte do protocolo de emergência conhecido como Lockdown. A professora Maria Carmen Viana explica o conceito no texto abaixo. Leia:

Lockdown é um protocolo de emergência que se destina a prevenir a mobilidade de pessoas ou o vazamento de informações de uma área específica, que deve ser iniciado por alguma pessoa em condição de autoridade. Pode ser traduzido como fechamento, bloqueio ou suspensão e tem múltiplas interpretações e utilidades.

Um lockdown preventivo é um plano de ação destinado à redução de riscos e deve ser customizado para abordar cenários específicos, visando à contenção de algum fator que possa causar agravamento ou perigo iminente de uma determinada condição, em um dado contexto. Um lockdown emergencial deve ser implementado quando há ameaça de risco iminente à vida, por lesão ou adoecimento de seres humanos.

Assim, esses conceitos vêm sendo aplicados no mundo todo, para conter a disseminação da infecção pelo COVID-19, suspendendo atividades, fechando facilidades e serviços, e/ou bloqueando o livre trânsito de pessoas de regiões de risco.

Em relação à Ufes, aplica-se o conceito de suspensão preventiva das atividades acadêmicas presenciais, como aulas e eventos, e o fechamento dos prédios para atendimento externo.

Texto: Lidia Neves
Revisão: Monick Barbosa