Secretaria de Cultura oferece opções de entretenimento on-line durante isolamento social

O crescente aumento de casos de covid-19 entre os capixabas faz com que as medidas de isolamento social sejam cada vez mais reforçadas no Espírito Santo. Pensando em oferecer lazer e entretenimento seguros à sociedade neste momento, a Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes disponibiliza diversas opções restritas ao ambiente virtual, como espetáculos teatrais e musicais, lives, exposições artísticas e mostras de filmes. São atrações para todos os gostos e idades, disponíveis de forma on-line para serem vistas gratuitamente quando, onde e por quantas vezes o público quiser.

Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, a experiência da arte a distância está sendo fundamental para o bem-estar das pessoas. “Acredito que a produção e o consumo de arte e entretenimento on-line durante o isolamento social contribuem para melhorar a qualidade de vida e tem impacto positivo na vida de todos durante a pandemia”, ressalta.

Teatro da Ufes

O Teatro da Ufes tem sido palco de grandes atrações, sem presença de público, contando com transmissão ao vivo pela internet, tradução para linguagem de sinais e produção da WB Produções. O show do humorista Matheus Ceará, LaiveM Ele com Graça, está disponível no canal do artista no YouTube. No espetáculo, Ceará divide o palco com a esposa, a atriz Bianca Campos, e com o ator capixaba Fábio Flores. A comédia trata do dia a dia de pessoas comuns durante a pandemia da covid-19.

A mais forte é outro espetáculo teatral exibido diretamente do palco do Teatro da Ufes para todo o Brasil. A história apresenta um inquietante jogo de provocações e a abertura de velhas cicatrizes, conduzindo o espectador a traçar um paradoxo entre vitória e derrota.

Para os amantes de musicais, o espetáculo O canto da guerreira: uma homenagem a Clara Nunes está disponível no link https://cutt.ly/OcRuLXz. O show traz a cantora e atriz capixaba Monique Rocha interpretando músicas da compositora, morta em 1983, aos 40 anos.

Peças infantis

As crianças também podem se divertir com espetáculos realizados no Teatro da Ufes. A Geladeira Mágica apresenta os primos Nina e Luca desvendando delícias na cozinha da avó, vivendo momentos de magia e surpresa a cada vez que abrem a porta da misteriosa geladeira. O espetáculo busca ensinar, por meio do lúdico e do faz de conta da imaginação, um espaço fértil para solidificar boas práticas.

Em A Dança das Emoções (imagem principal), Téo é uma garota que adora se aventurar pelo quintal da avó, encarando desafios e emoções sempre na ponta dos pés. A peça estimula a dança criativa de forma lúdica e interativa com as crianças.

Macakids, o musical traz a divertida história de uma turminha de macacos que vive na Ilha Macakids. De modo lúdico e divertido, eles conhecem um mundo mágico, onde a amizade, o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente são muito valorizados.

Para os interessados em conhecer a história do teatro produzido no Espírito Santo, o projeto Memória do Teatro Capixaba realiza uma série de postagens nas redes sociais do Teatro da Ufes (Instagram https://www.instagram.com/teatroufes e Facebook https://www.facebook.com/TeatroUFES). O projeto é realizado pela Secult, por meio da Cia de Teatro da Ufes (@ciadeteatroufes), em parceria com o grupo Memória do Teatro Capixaba.

Cine Metrópolis

canal do Cine Metrópolis no YouTube também reúne as ações desenvolvidas pela equipe do cinema, como o projeto Curta em Casa, que disponibiliza curtas-metragens de até 15 minutos produzidos no Espírito Santo. O canal apresenta ainda debates sobre cinema e produção audiovisual, promovidos em formato de live.

Outro projeto, o Metrópolis Reconecta, oferece ao público um ciclo de exibições de curtas, médias e longas-metragens on-line, com foco no cinema brasileiro contemporâneo e especial atenção às obras produzidas em território capixaba.

Galeria de Arte Espaço Universitário

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) organiza exposições, lives e oficinas voltadas para o ambiente virtual, que podem ser visualizadas pelo público no Instagram da Galeria. O projeto Conversações sobre Arte, com debates mediados pelo professor Fernando Augusto dos Santos Neto, apresenta diálogos sobre o universo cultural, promovendo bate-papos com artistas, professores e pessoas envolvidas com a cultura capixaba.

A exposição 74 Artistas apresenta obras de todo o Brasil, que foram doadas para o acervo da Gaeu. Há, ainda, a mostra Ver-Rever, com 15 vídeos disponíveis no IGTV que materializam a possibilidade de o público reviver grandes momentos e artistas que passaram pela Galeria.

A Gaeu também oferece atividades para aqueles interessados em ocupar o tempo em casa aprendendo coisas novas. A Seção Educativa da Galeria, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (Gepaei), preparou oficinas baseadas na mostra 74 Artistas. Na oficina de isogravura, a estudante do curso de Artes Plásticas Daysa Falqueto ensina a fazer gravuras no isopor.

Para oferecer uma oficina que explore características da escultura, a estudante de Artes Visuais Vita Sales mostra como transformar papelão em arte na oficina de escultura em papel.

Há ainda uma oficina de jogo sensorial, elaborada pela estudante de Pedagogia e participante do Gepaei Thalia Silva, que busca relacionar a arte às experiências estéticas e estésicas por meio da percepção tátil.

Borges analisa que essas novas formas de comunicação artística foram pensadas para que a Secult não perdesse conexão com o público durante o isolamento social: “Os eventos alcançaram grande audiência e contribuíram para abrir frentes de trabalho, amenizando os danos causados durante esse período de pandemia na cadeia produtiva da cultura”.

Além de espetáculos artísticos e oficinas, também está disponível para o público, no canal da TV Ufes no YouTube, todos os vídeos dos debates produzidos pela Secult durante o Painel Ufes de Cultura, uma das atividades realizadas durante a Semana do Conhecimento 2020, dentro da VIII Jornada de Extensão e Cultura. Foram promovidos seis encontros virtuais, nos quais especialistas de diversas áreas discutem sobre temas como o papel das universidades na gestão cultural e as tarefas da cultura em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

Texto: Adriana Damasceno
Imagens: Divulgação
Edição: Thereza Marinho

 

Publicado em 8 de abril de 2021.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910