Simpósio discute sobre práticas integrativas em tempos de pandemia a partir desta quarta, 2

Convite do I Simpósio Capixaba de Práticas Integrativas e Complementares: a saúde em tempos de pandemia, com imagem de fundo do Parque da Pedra da Cebola

Com o objetivo de ampliar o debate científico, acadêmico e assistencial, e promover o avanço das práticas integrativas e complementares em saúde, será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de dezembro, o I Simpósio Capixaba de Práticas Integrativas e Complementares: a saúde em tempos de pandemia.

O evento é comemorativo aos três anos de institucionalização do Grupo de Pesquisa Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a saúde, para o ensino e para o serviço (PICs) da Ufes. O grupo começou a atuar em 2017 e, desde o início da adoção das medidas de isolamento social no país, tem se dedicado a dar visibilidade às práticas integrativas, com o propósito de contribuir, nesse momento de pandemia, para que as pessoas passem por esse processo do modo mais saudável e harmônico possível.

“Vamos buscar compreender como os estudos das práticas integrativas podem revelar estratégias de reinvenção de práticas sociais e culturais de saúde, bem como evidenciar como elas constituem ferramentas viáveis para a superação das condições de saúde na sociedade e, em especial, nos indivíduos nesses tempos de pandemia”, ressalta a organizadora do evento e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes, Magda Castro.

Modelos de cuidado

O simpósio visa também a ampliação do debate científico, acadêmico e assistencial promovendo o avanço das PICs a partir da otimização de um espaço de reflexão crítica sobre a ação transformadora da saúde, para a consolidação do papel da Universidade e do Estado no debate contemporâneo sobre as ações de saúde integral e para compreender como os estudos das PICs podem revelar estratégias de práticas sociais e culturais de modelos de cuidado em saúde.

O evento é gratuito, aberto aos interessados no tema e será realizado em formato on-line, com transmissão das 9 às 17 horas pelo canal da Telessaúde/ES, disponível nos links telessaude.ifes.edu.br/webpalestras e conferenciaweb.rnp.br/webconf/telessaude-hucam-ufes.

A programação terá com conferências, palestras e mesas redondas com participação de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino superior do estado e do país, representantes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e do Instituto Brasileiro de Aromatologia (Ibra). O evento contará ainda com participação de profissionais com atuação na área das práticas integrativas e complementares em saúde, e acadêmicos de instituições de ensino (veja abaixo a programação completa).

As inscrições podem ser feitas pelo blog PICsUfes e outras informações sobre o evento podem ser acessadas no perfil @simposiocapixabapics no Instagram. Os trabalhos desenvolvidos pelo PICs estão disponíveis no blog https://picsufes.wixsite.com/picufes, no Instagam (@pics.ufes) e no Facebook (PICs Ufes).

Programação:

Dia 02 – Quarta -Feira

9h – Abertura do evento
9h30 – Conferência de abertura
10h30 – Debate com participantes
11h30 – Intervalo para almoço
13h – Mesa redonda 1 – Pesquisa, Ensino, Extensão em Formação em PICs
15h20 - Palestra
16h20 – Debates com participantes
17h – Encerramento do primeiro dia de evento

Dia 03 – Quinta-Feira

9h – Mesa redonda 2 – PICs em tempos de pandemia
10h40 – Debates com participantes
11h – Painel on-line
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Mesa redonda 3 – PICs no SUS
15h – Momento histórico
15h30 – Conferência de encerramento
17h – Encerramento do evento

Texto: Jorge Medina

Publicado em 30 de Novembro de 2020.