Site criado por professores de Alegre faz projeções da COVID no ES, no Brasil e no mundo

Dois professores do Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde (CCENS) da Ufes, sediado no campus de Alegre, criaram um site para facilitar o monitoramento da evolução de casos relatados da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19, no estado do Espírito Santo, no Brasil e no mundo.

A página, que está disponível no endereço http://covid19.alegre.ufes.br/, traz os casos relatados da COVID-19 e projeções de novos casos para sete dias à frente, utilizando modelos estatísticos. “Mesmo sabendo que os casos estão subnotificados no Brasil, os gráficos possibilitam fazer análises. Na medida em que mais dados forem disponibilizados, vamos avançando em novas análises e na atualização crítica das que já existem”, explica o professor do Departamento de Computação Clayton Vieira Fraga Filho, responsável pela página junto com o professor do Departamento de Biologia Edson Delatorre.

Os dados apresentados se baseiam no European Center for Disease Prevention and Control (ECDC), no Ministério da Saúde e no Worldometer. Após cruzar os dados das três fontes, são realizados ajustes e preparação dos dados para serem utilizados nos modelos.

A partir daí, as informações são apresentadas em formatos que mostram o crescimento exponencial, que busca capturar o crescimento do número de casos, e o crescimento logístico, que permite perceber a aceleração ou desaceleração da transmissão. Com base nesses dois modelos, os pesquisadores apresentam o que chamaram de “modelo combinado”, que apresenta a média dos casos estimados pelos dois modelos anteriores (na imagem, projeção do modelo combinado com dados de 14 de abril de 2020). Também são realizadas e apresentadas projeções do número de casos da COVID-19 para os próximos sete dias, a partir dos casos relatados, conforme a equação de cada modelo, e sua respectiva margem de erro.

Distribuição geográfica

Além do aumento de casos ao longo do tempo, o professor Edson Delatorre também tem se dedicado a analisar a distribuição dos casos no espaço, principalmente no estado do Espírito Santo.

“Com um mapa, conseguimos fazer a projeção de casos suspeitos e de como eles viram casos confirmados. Vamos colocar no site também, nos próximos dias, a distribuição de óbitos no estado e a distribuição de casos por bairros, começando pelos municípios onde foram registrados óbitos, como Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Vitória e Linhares. Vamos avaliar a mancha de infecção se distribui nessas regiões”, explica o professor Delatorre.

Em ambos os sites, os dados são públicos e podem ser reutilizados por outras páginas que tiverem interesse. “A partir do site, é possível acessar um repositório público no qual os dados gerados estão disponíveis para acesso gratuito. Outros pesquisadores podem utilizá-los para construir outros cenários e análises, bem como outros usos”, completa o professor Clayton Fraga.

Os dados e gráficos também estão sendo divulgados no Instagram @covid19informativo .

Texto: Lidia Neves
Imagem: Divulgação
Edição: Thereza Marinho

Publicado em 23 de Abril de 2020.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910